órgão do governo

Focado em inovar, Ipece faz 15 anos

01:00 · 17.04.2018

Órgão do Governo do Ceará responsável pela geração de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas do Estado, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) comemorou ontem 15 anos de funcionamento.

Além de continuar a cumprir a função de permitir a avaliação de programas e a elaboração de estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do Estado, tem como desafio futuro se adequar a um cenário inovador em que há uma revolução tecnológica da informação.

"O governo de alguma forma precisa se reinventar, se reconstruir no sentido de ter um estado cada vez mais inteligente, ágil, de modo atender as demandas da sociedade", afirmou o diretor Geral do Ipece, Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto.

> Governo quer concessões operando no setor hídrico 

Ele soma ainda que o foco do Instituto ao longo dos últimos anos foi pensar em novas formas técnicas e científicas de contribuir com Governo e, assim, manter uma gestão melhor planejada e, consequentemente, mais eficiente.

"As informações vão se acumulando com velocidade e as pessoas pedindo soluções mais rápidas. Se por um lado há maior exigência da população, por outro lado, há menos recursos para atender isso".

Além de realizar um evento com programação ao longo de todo o dia, o Ipece ainda lançou ontem o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP) e o Projeto Big Data Ceará, que vai reunir todos os dados da área pública estadual, a começar pelas áreas de Segurança Pública e Saúde. O objetivo é esquadrinhar problemas e apontar soluções mais rapidamente, reduzindo custos para o Estado.

App

Ontem, o órgão também lançou o aplicativo "Ipece", a partir do qual o usuário de smartphone pode baixar gratuitamente mapas, acessar notícias e compartilhar informações de pesquisas realizadas pelo Instituto.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.