Famílias com dívidas já são 62,4% no Brasil

Escrito por Redação ,

Rio. O endividamento dos consumidores se manteve estável, mas a inadimplência cresceu em maio, indicando que a crise econômica atingiu de vez a capacidade de consumo das famílias, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O porcentual de famílias que disseram ter dívidas subiu para 62,4% neste mês, ante 61,6% em abril. Ficou abaixo dos 62,7% de maio de 2014. A proporção das famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou para 21,1% em maio, contra 19,7% em abril e 20,9% em maio de 2014. "A percepção das famílias em relação ao endividamento piorou, apesar da moderação do crédito", diz Marianne Hanson, economista da CNC.

A moderação no crescimento do crédito se reflete na estabilidade do nível do endividamento, explicou a economista. Isso que dizer que os consumidores não estão tomando novos empréstimos nem se endividando mais, mas sim tendo dificuldade para pagar dívidas antigas.

Segundo Marianne, essa dificuldade está relacionada à piora recente no mercado de trabalho, com queda na renda do trabalhador e ao aumento do custo de vida no início do ano. "Isso afeta a capacidade de pagar as contas", disse a economista da CNC.

A parcela dos entrevistados pela Peic que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, segundo a CNC, tenderiam a permanecer inadimplentes, também subiu, alcançando 7,4% em maio, ante 6,9% em abril passado e 6,8% em maio de 2014.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.