'Exército' de consultoras do carro rosa fatura US$ 4 bilhões em 2015

A marca não especificou faturamentos por país

Escrito por Ângela Cavalcante - Repórter ,
Legenda: Elizabeth Sena fazia doces e salgados antes de trabalhar com a marca, há 13 anos
Foto: Foto: Fernanda Siebra

Na contramão do desempenho negativo enfrentado, em 2015, pelo setor de cosméticos, que teve retração de 6%, depois de 23 anos consecutivos de crescimento no País, a empresa americana de venda direta Mary Kay registrou faturamento global de US$ 4 bilhões, mas não especificou valores por países.

> De renda extra à condição de independência financeira

O alicerce desse fenômeno econômico é formado por um verdadeiro exército de mulheres bem sucedidas que compõem a força de vendas da marca. No Brasil elas somam cerca de 440 mil consultoras de beleza, sendo que em torno de sete mil já atingiram um dos níveis de direção da Companhia em todo o País. Dentre elas, 1.100 brasileiras já conquistaram seus carrões cor de rosa, sendo que 94 chegaram ao topo da empresa no cargo de diretoras nacionais. Em Fortaleza há em torno de 100 veículos rosa pelas ruas da Cidade, entre Cruze Sedans, Ranger Rovers e Corollas.

Entre as diretoras nacionais executivas líderes da Mary Kay no Brasil está Elizabeth Sena, que aos 52 anos de idade, comemora 13 anos de uma guinada na sua vida proporcionada pela atuação no mercado com a venda de produtos da marca. "Me tornei consultora em 2003. Antes disso, eu era dona de casa e fazia doces, bolos e salgados para ajudar no orçamento. Na época meus filhos eram adolescentes e eu precisei de pouco mais de R$ 600 para pagar um curso de redação para o meu filho, que queria prestar vestibular de medicina. Foi, então, que vi através de uma amiga que eu poderia tirar esse dinheiro vendendo Mary Kay", recorda Elizabeth.

Troca de profissão

A diretora nacional da Mary Kay no Brasil conta que hoje o filho é um médico muito bem sucedido. Já a filha, que também se formou na área de saúde, preferiu deixar a profissão para se tornar consultora da Mary Kay e até já conquistou seu carro rosa. "Esse é o diferencial da marca: o plano de carreira e o reconhecimento. E o caminho é mesmo para todas", acrescenta.

Segundo a executiva, sua filha não é exceção, pois a maioria das consultoras Mary Kay deixaram a profissão de origem para se dedicar à empresa. "Já cadastrei até uma médica com nome conhecido na praça, que hoje é exclusiva da marca. Além dela, tenho em minha equipe fisioterapeuta, enfermeira, entre outras profissionais. Cerca de 99% de nossas consultoras exerciam outras profissões e aos poucos foram deixando para se dedicarem exclusivamente a Mary Kay", informa.

Ao se tornar uma diretora Mary Kay, a consultora passa a ter acesso ao programa do carro. A primeira opção do programa, conforme Elizabeth Sena, é Cruze rosa. A outra alternativa é o dinheiro para comprar outro carro ou investir no que se quiser. "Já ganhei cinco carros. O primeiro, em 2006, foi um Astra rosa. Depois disso já ganhei Cruze Sedan, Corolla e Ranger Rover", enumera a diretora, que também já foi premiada com várias viagens ao exterior. "Minha próxima viagem será no dia 6 de maio para Espanha e Lisboa, com todas as despesas pagas pela Mary Kay", afirma.

Para ela, não foi difícil atingir metas e obter tantos prêmios diante da "qualidade extraordinária dos produtos" e do "investimento da empresa na carreira profissional de suas consultoras". "Estudei tudo o que a empresa me ensinou. Nunca perdi um treinamento nem reunião da Mary Kay. Ela qualifica para a gente chegar no topo", afirma. Elizabeth Sena explica que o topo da carreira na Mary Kay é o cargo que ela ocupa, de diretora nacional. "Hoje somos 94 diretoras nacionais em todo o Brasil", afirma.

Segundo a assessoria da Mary Kay, Elisabeth Sena esteve no top 5 das 94 Diretoras Nacionais em 2015, com a liderança ficando com Eloísa Johnson.

Em franca expansão no Brasil, a marca conta com três centros de distribuição no País, em São Paulo, Belo Horizonte e o mais novo que está próximo de abrir em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

Lucro e investimento

O sucesso da marca é explicado também pelo retorno financeiro de suas profissionais. "Uma consultora ganha [até] 40% de desconto nos preços dos produtos que vende. Já uma diretora, além desse ganho, recebe ainda os bônus pagos pela empresa pelas vendas de toda a sua equipe", destaca.

Para entrar no time de consultoras da marca, a pessoa precisa ser indicada por uma das integrantes da Mary Kay e desembolsar o investimento inicial de R$ 169,00. "Por esse valor, a pessoa leva produtos da marca para fazer demonstração e todo o material didático necessário para orientar sua atividade, além do apoio da consultora que a iniciou na Mary Kay".

Saiba mais

Principais números da marca em território nacional:

440 mil é o número de consultoras da Mary Kay no Brasil, sendo que cerca de sete mil já atingiram um dos níveis de direção;

1.100 mil consultoras brasileiras já conquistaram seus carros rosa;

100 veículos cor de rosa circulam pelas ruas de Fortaleza;

R$ 13 mil é quanto ganha, aproximadamente, uma diretora com carro rosa.

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