Estados defendem federalização

Escrito por Redação ,

Brasília. Todos os governadores se reunirão na próxima quinta-feira (13), em Brasília, na tentativa de elaborar uma proposta conjunta para o problema do déficit previdenciário dos estados. Uma das propostas defendidas é que a previdência federal não pode ser separada da estadual. Segundo o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a ideia é elaborar uma proposta conjunta a ser apresentada às Assembleias Legislativas.

>Temer recebe texto da Previdência

Ele e outros sete governadores se reuniram ontem (6) com o presidente Michel Temer. De acordo com Colombo, o encontro dos oito governadores (de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul e Distrito Federal) teve como objetivo manifestar apoio à busca por soluções para este problema que prejudica o governo federal, estados e municípios.

"Faremos uma reunião com todos governadores para reunir dados e, a partir de um documento, formar um posicionamento nosso, de apoio para que evolua a reforma da previdência e para que se equilibre as contas públicas a médio longo prazo", disse Colombo, referindo-se à reunião do dia 13 na residência oficial do governo do Distrito Federal. "Cada estado apresentará sua realidade e seu déficit", acrescentou. Ele disse que a meta é elaborar uma proposta unificada, a ser adotada por todos os estados.

Sem separação

Raimundo Colombo argumenta que não se pode separar a previdência pública federal da dos estados. O ideal, segundo ele, é fazer a coisa ao mesmo tempo e de forma coordenada também entre as duas esferas de governo. Ele disse que a proposta em elaboração no âmbito federal não foi apresentada na reunião de ontem com os governadores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.