Estado terá novo fundo de incentivo

Escrito por Redação ,

Para incentivar o desenvolvimento da energia eólica no Ceará e, mais ainda, a solar, o governo estadual deverá lançar até o fim do ano um novo fundo de subsídios ao setor. Segundo o secretário da Câmara Setorial de Energia, Fernando Ximenes, está sendo desenvolvida, através da Adece, uma nova regulamentação por meio do Fundo de Incentivo Eólico e Solar (Fies).

O novo fundo terá como diferencial, no tocante à energia solar, o fato de atender não somente aos projetos de grande porte, mas também os de mini e micro geração de energia. "Ele vai ser inovador e diferente ao que é apresentado em outros estados", garante Ximenes, adiantando que o fundo deverá ser lançado após o período de eleições e consolidado em junho do próximo ano, quando será apresentado no All About Energy, o maior evento de energias renováveis na América Latina, que ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará.

Objetivo

De acordo com o secretário da câmara, o novo projeto se propõe a atender também equipamentos do Estado por meio da geração solar. "Por exemplo, o fundo poderá incentivar projetos para geração de energia para o Aquário, para delegacias, escolas e iluminação pública, e não somente para usinas", esclarece.

O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a lançar uma legislação específica para a produção de energia solar, através do Fundo de Incentivo à Energia Solar (Fies), lançado em 2009. Agora, com a mesma sigla, mas contemplando a área eólica, o fundo pretende ter uma ação mais efetiva na atração de empreendimentos ao Estado. (SS)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.