Estado prevê R$ 7 bi com concessões
Além do Aeroporto Internacional Pinto Martins, outros equipamentos cearenses deverão em breve ser concedidos à iniciativa privada. A partir do lançamento, no ano passado, do Programa de Concessões e Parcerias Público Privadas do Estado do Ceará, o governo espera arrecadar, pelo menos, R$ 7 bilhões com a concessão de dez ativos em uma primeira fase - valor que não inclui o Porto do Pecém, considerado o mais economicamente atrativo.
LEIA MAIS
.Aeroporto tem nova perspectiva de ver decolar o desenvolvimento
.CE tem experiência com venda do BEC e Coelce
.Leilão é essencial na disputa por hub
.Infográfico: Veja perfil e evolução do Aeroporto Pinto Martins
.Governo pode mudar leis para atrair estrangeiros
A carteira de equipamentos para a concessão inclui a Arena Castelão, o Centro de Formação Olímpica (CFO), o Centro de Eventos, o sistema metroviário do Estado, o Acquario Ceará, o Cinturão Digital, a Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), a rodovia CE-40, os terrenos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do Eixão das Águas para exploração por placas solares, além de outros terrenos públicos para investimentos de incorporações.
Na lista, a concessão do Acquario Ceará à iniciativa privada deve ocorrer no prazo de oito meses a um ano, segundo previsão do titular da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), Arialdo Pinho. Ele afirma que já existem interessados estrangeiros no equipamento, sem citar nomes, mas garante que eles têm expertise para assumir o empreendimento inacabado e que "são donos de parques de diversão e do ramo imobiliário".
Cagece
Além dos equipamentos listados pelo governo estadual, a Cagece e linhas de transmissão de energia do Estado também foram incluídas na nova lista de concessões do Governo Federal, anunciada pelo presidente Michel Temer na última terça-feira (7).
O objetivo é fazer com que a iniciativa privada explore o serviço de saneamento nos estados, por meio da privatização de empresas estatais, da concessão do serviço ou de Parceria Público Privada (PPP).
Preocupado com a atual situação da empresa, o governo estadual quer reestruturar a Companhia de Água e Esgoto do Ceará antes de concedê-la totalmente ou parcialmente à iniciativa privada. De acordo com o titular da Secretaria de Planejamento Maia Júnior, em matéria publicada pelo Diário do Nordeste na última quinta-feira (9), a pasta já solicitou à Cagece um plano de reestruturação, que será traçado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (YP)