Estado negocia voos da Europa para Jericoacoara

Escrito por Redação ,
Legenda: Capacidade máxima do Aeroporto de Jericoacoara chega a até 35 voos por semana. Hoje, ele opera dez trechos comerciais, todos nacionais

A demanda crescente das companhias aéreas por novos voos para Jericoacoara alertou o governo cearense sobre as oportunidades que a famosa vila de pescadores pode trazer à malha aérea estadual e novas rotas para o destino já estão sendo negociadas. Mas, desta vez, com partida no exterior. Segundo o coronel Paulo Edson Ferreira, assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER), "companhias aéreas negociam trechos partindo da Europa para Jeri".

Todas já operam no Brasil, segundo contou o coronel, que estima a operação internacional do Terminal em no máximo junho do próximo ano. "A única fase faltando é a internacional, mas o terminal obedece todas as regras domésticas e não deixa nada devendo para qualquer aeroporto. Estamos, inclusive, recebendo bastante elogios nessa parte (operacional)", afirma.

Sobre os trâmites necessários, o coronel conta que documentos já foram encaminhados à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), responsável pela homologação dos voos regionais, e que as tratativas com órgãos federais estão sendo planejadas e devem ser iniciadas a partir de janeiro de 2018. Isso porque a presença da Polícia Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Receita Federal, dentre outros, é necessária para a operação de trechos internacionais. "Todas as regras já são cumpridas. É só questão de certificar junto da Anac e trazer esses órgãos. Os locais para a instalações já foram todos projetados no terminal de passageiros. Esperamos que na próxima alta estação, já estejamos com ele na internacional".

Aquém da capacidade

Com a homologação para voos comerciais recém-liberada, Jericoacoara já chega a uma frequência de dez voos semanais neste mês de dezembro. No entanto, como enfatizou o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Estado, a capacidade máxima do terminal chega a 1 milhão de passageiros por ano e, atualmente, 600 mil pessoas podem passar anualmente pelo aeroporto sem problemas logísticos.

Em números de voos, o coronel Paulo Edson afirma que essa média de passageiros pode implicar em até 35 voos por semana, o que não significa complicações, pois "a inspeção para a certificação foi bastante criteriosa e, a última, autorizou a operações por instrumentos, o que pode acontecer no período diurno e noturno".

Aracati

Já sobre a homologação de voos comerciais no Aeroporto de Aracati, o coronel Paulo Edson informou que o processo "segue com celeridade". Os documentos necessários encontram-se na Anac e a expectativa do governo do Ceará é que a operação das companhias no terminal tenham início no meio do próximo ano.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.