Estado busca fomentar investimento em saúde

Representantes do governo estão em Barcelona conhecendo experiências na área para replicar no Estado

Escrito por Yohanna Pinheiro - Repórter ,
Legenda: Além do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (Pits), no Eusébio, onde está a Fiocruz, o Estado também foca na região do Porangabuçu
Foto: Foto: Kid Júnior

Com a proposta de desenvolver o mercado de saúde do Estado através do Polo Tecnológico e Industrial da Saúde (Pits) do Eusébio e do Porangabuçu como uma cidade inteligente, os secretários estaduais Maia Júnior, do Planejamento, e César Ribeiro, do Desenvolvimento Econômico, visitam hoje o Distrito 22@ em Barcelona, na Espanha. Além de abrigar incubadoras, diversos centros de pesquisa, universidades e empresas, a região é também considerada um super Laboratório Urbano.

A visita, segundo Maia Júnior, terá ênfase no segmento de saúde do distrito, para que aspectos do modelo possam ser replicados tanto no Pits do Eusébio quanto no do Porangabuçu, onde se concentram cursos de saúde e núcleos de pesquisa da Universidade Federal do Ceará, além de sete hospitais (dos quais dois estão em construção). "O Ceará tem uma rede (de inovação em saúde) praticamente pronta", destaca.

Esse avanço no segmento de saúde, na avaliação do secretário, abre as portas do Estado para o desenvolvimento de um novo setor econômico no Ceará. "A pesquisa e inovação em saúde desperta o interesse de fabricantes desse setor. É uma nova cadeia econômica de serviços e produção de bens", aponta Maia Júnior, destacando as negociações do governo com a gigante chinesa do setor, a China Medicine Health Corporation (China Meheco Corporation).

Negociações

A gigante chinesa do setor farmacêutico e de equipamentos na área de saúde está interessada em instalar uma fábrica no Brasil e o governo estadual tem negociado para que a unidade seja construída na Zona de Processamento e Exportação do Ceará (ZPE Ceará). E as negociações estão andando: após o primeiro encontro oficial com o governador em julho, no fim do mês passado, representantes da empresa se reuniram com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

De acordo com o secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, na reunião foi tratada a possibilidade de uma parceria público privada na área da saúde. A prefeitura de Fortaleza, juntamente ao governo, está ampliando o Instituto Doutor José Frota (IJF), e se mostrou muito interessada em contar com a participação da Meheco nesse projeto para o fornecimento de equipamentos hospitalares.

Um grupo de trabalho do Estado atua para produzir projetos e unir esforços em prol da implantação dos dois polos, em colaboração com o setor empresarial e de acordo com as estratégias definidas nos planos Fortaleza 2040 e Ceará 2050. O grupo elaborará um plano de negócios, incluindo estudos e pesquisas para fomentar a cadeia produtiva da saúde no Ceará, estimulando a produção de conhecimento e geração de tecnologias.

Smart City Expo

A agenda dos secretários também inclui a participação em alguns encontros na Smart City Expo & World Congress, considerado o maior evento do mundo no tema de cidades inteligentes, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro. Representantes e autoridades de 120 países, além de quase 700 empresas globais de tecnologia e inovação participam do congresso.

Reajuste de servidores

Questionado quanto ao reajuste dos servidores estaduais no próximo ano, Maia Júnior destacou que todo o comitê de gestão está voltado para concluir o ano de 2017. "Temos três folhas para pagar ainda: no dia 1º de dezembro, relativo ao pagamento de novembro; no dia 22, a segunda parcela do 13º; e no dia 1º de janeiro, o de dezembro", apontou o secretário.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.