Equipe da Fazenda pode ter pelo menos um cearense

Escrito por Redação ,
Legenda: Carlos Hamilton e Mansueto Almeida são os nomes cotados para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tesouro
Foto: Fotos: Kléber A. Gonçalves/Giovanni Santos

Henrique Meirelles tem mantido conversas nesta semana para montar sua equipe no Ministério da Fazenda. O ex-diretor do BC, Carlos Hamilton é um dos cotados para integrar a equipe da Fazenda, sendo cogitado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do País. O cearense, natural de Sobral, é doutor em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

>CPMF e reforma previdenciária estão na receita de Meirelles

>União e estados terão teto para gastos

>'Vamos cortar privilégios dos que não precisam'

>Recuperar confiança é desafio, diz S&P

>Prévia do PIB sobe 0,8% no Estado

Desde junho do ano passado, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo estava à frente da Diretoria de Planejamento e Estratégia da Eldorado Brasil, empresa do Grupo J&F. Hamilton também possui o título de ex-diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil (2010-2015). O economista já ocupou a função de analista na Secretaria do Tesouro Nacional (1990-1992) e analista no Banco do Estado do Ceará S.A. (1984 -1990). Em paralelo a essas ocupações, Hamilton lecionou Macroeconomia em cursos de graduação e pós-graduação.

Secretário-executivo

Para o segundo posto mais importante da Pasta, o cargo de secretário-executivo, foi nomeado por Henrique Meirelles o economista Tarcisio Godoy, que foi diretor-executivo da Bradesco Seguros até 2013. Ele também foi secretário-adjunto no Ministério da Previdência e Assistência Social e secretário do Tesouro Nacional.

Nascido em Minas Gerais, Tarcísio José Massote de Godoy iniciou sua carreira como engenheiro de Portos e Vias Navegáveis da Companhia Docas da Bahia em 1986. A partir de 1992, ocupou vários cargos no setor público federal. Em 2015, o engenheiro e economista foi nomeado para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda. A escolha foi anunciada pelo ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a nomeação foi publicada pela então presidente Dilma.

Tesouro Nacional

Cotado para assumir a Secretaria do Tesouro Nacional, o economista Mansueto Almeida também é um dos nomes apontados para a nova equipe de Meirelles. Embora tenha feito questão de afirmar em seu blog pessoal que não está no governo e nem foi convidado "para coisa alguma".

O cearense Mansueto Facundo de Almeida é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, tendo assumido os cargos de assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006) e assessor econômico do senador Tasso Jereissati.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.