Empreendedores no Estado figuram como diferencial

Escrito por Redação ,
Legenda: Roger Ingold e demais palestrantes falaram, ontem, no seminário do Lide Ceará, onde líderes cearenses reuniram-se para debater o cenário inovador no Estado

O exemplo da região mais inovadora do planeta, o Vale do Silício, como impulsionador de um novo cenário inovador no Estado, foi tema de debate, ontem, no seminário do Lide Ceará.

A primeira palestra ficou a cargo de Roger Ingold, conselheiro da Linx S.A., que abordou a "Inovação e os segredos do Vale do Silício: o que transformar no Brasil". Ele destacou os diferenciais que tornam a região tão especial. "Encontramos empreendedores que acreditam no negócio - ao invés de pessoas que não tem rumo -, um ecossistema que permite o contato entre todos os elos da cadeia inovadora e uma regulação mais adequada quanto a temas como patentes, tributação, entradas de fundos de pensão e endowments", disse.

Sucessos

Roger destacou também casos brasileiros de uso exitoso da inovação, como a Embraer, o agronegócio, a AB InBev e o pré-sal. Para ele, o estímulo ao ambiente inovador não precisa necessariamente partir do Governo Federal.

"Os governos estaduais e municipais possuem alguns instrumentos ao seu alcance que podem servir de pontapé inicial para criar um ecossistema favorável", encerrou.

Em seguida, o fundador da aceleradora Startup Farm, Felipe Matos compartilhou um pouco de sua experiência na área e as mudanças que essas empresas vem implementando no mercado. "As startups possuem estruturas que aceleram processos, colocam mais rapidamente produtos no mercado e realizam adequações de acordo com o retorno dos consumidores".

Encerrando o seminário, Rodrigo Batista Trindade, CEO da Mercado Bitcoin, destacou as operações com a moeda virtual. Batista, cujo site ao qual representa é a maior da América Latina na compra e venda de moedas digitais, usou os números de sua empresa para mostrar o sucesso da área. "Em 2016, comercializamos R$ 100 milhões em moedas digitais. Devemos fechar 2017 com R$ 2 bilhões comercializados".

Satisfação

A presidente do LIDE Ceará, Emília Buarque, celebrou as discussões. "Trouxemos nomes de altíssimo nível. O LIDE Ceará completará um ano de atuação do Estado no próximo dia 14 e, mesmo com pouco tempo, temos muito a comemorar", destacou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.