Eleições aquecem as locações

Escrito por Redação ,
Legenda: Hoje, os candidatos preferem alugar estabelecimentos comerciais, com estacionamentos e fácil acesso
Foto: FOTO: TUNO VIEIRA

O mercado de locação de imóveis está mais aquecido no Ceará por conta das eleições de outubro. Desde o início do mês de junho, empresas que atuam no setor fecham negócios com candidatos e já comemoram um aumento de 5% na demanda por estabelecimentos comerciais, onde passam a funcionar como comitês eleitorais.

Em Fortaleza, a procura por aluguéis temporários nesta época do ano é maior em relação a outros municípios cearenses. O foco dos candidatos são imóveis localizados em importantes corredores da cidade, onde o fluxo de pessoas é intenso.

Como as eleições deste ano envolvem candidatos a presidente, senador, governador, deputados federal e estadual, a disputa por espaços que ofereçam boa infraestrutura e visibilidade aos comitês é maior em relação às campanhas para prefeitos e vereadores.

A empresa Alessandro Belchior, por exemplo, alugou diversos imóveis nos bairros citados anteriormente e continuam fechando outros negócios.

"O mercado imobiliário sempre se beneficia nesse período. Geralmente, os contratos são firmados três meses antes das eleições, em julho. Mas, neste ano, a procura dos candidatos começou ainda em junho, se intensificou no mês passado e deve terminar em agosto", diz o diretor superintendente da Alessandro Belchior, Germano Belchior, que também é presidente da Associação dos Administradores de Imóveis do Ceará (Aadic).

Perfil

De acordo com ele, o perfil do candidato também influencia na escolha da localização dos imóveis. Postulantes voltados mais para o público universitário costumam montar seus comitês no Benfica. Já aqueles com característica mais popular preferem o Centro. Belchior explica que a maioria dos imóveis alugados são pontos comerciais, com estacionamento e situados em áreas de fácil acesso. "Quase não se aluga mais residências para transformá-las em comitê. Os candidatos querem algo mais prático, e o mercado imobiliário está preparado para oferecer isso", analisa o gestor.

Embora a demanda por estabelecimentos comerciais seja maior, vale lembrar que a locação de terrenos também ganha espaço nas vésperas das eleições, principalmente para os comitês voltados a candidatos a presidente, senador e governador, que montam grandes estruturas nesses espaços.

Preços

Dependendo do estabelecimento escolhido, o valor do aluguel pode ficar mais caro no período eleitoral. Mas, de modo geral, os preços repassados aos locatários são os de mercado.

Como os aluguéis são temporários, existem proprietários que preferem não negociar temendo perder um possível contrato de mais tempo. É o que explica a diretora comercial da SJ Administração de Imóveis, Lidia Hyluy Vieira.

Segundo ela, apesar da demanda no mercado de locação de estabelecimentos comerciais crescer 5% nos meses que antecedem as eleições, os negócios nem sempre são fechados. "Como são locações temporárias de apenas quatro meses, temos dificuldades para conseguir a anuência dos proprietários, pois os comitês eleitorais são formados justamente numa época em que empreendedores aproveitam para abrir novas empresas e alugam pontos comerciais, por conta das vendas de fim de ano. E os proprietários estão atentos a isso", conta.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.