Dragagem: previsão de conclusão em novembro

Escrito por Redação ,
Legenda: As obras de dragagem do Porto do Mucuripe devem ser iniciadas já no mês que vem
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

Outra ação urgente reivindicada no documento é a dragagem no Porto do Mucuripe, cuja obra é esperada desde a Copa do Mundo de 2014. O presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e dos Operadores Portuários do Ceará (Sindace) e consultor na área de petróleo e gás, Bruno Iughetti, estima que as obras devem ser iniciadas em maio e finalizadas até novembro deste ano.

> Atraso em estradas deixa frete até 30% mais caro 

A obra de dragagem é necessária para ampliar a profundidade do calado (fundura máxima atingida por navios quando cheios), permitindo que grandes embarcações atraquem no terminal, sem que turistas sejam transferidos para desembarque em veículos menores. "Tudo indica que devemos iniciar a dragagem em maio e vamos urgenciar a realização da dragagem do berço de atracação do Terminal Multiuso (passageiros) que alavancará o turismo de cruzeiros marítimos no Estado", disse Iughetti.

Antecipação prevista

O presidente da Companhia Docas do Ceará, César Pinheiro, entretanto, disse que a empresa Jan de Nul do Brasil, responsável pela obra de dragagem, "deverá executar a obra conforme o contrato firmado e dentro do cronograma apresentado de 60 dias, podendo esse prazo ser antecipado". Ele destaca que, com a dragagem, os passageiros oriundos dos navios atracados no Porto terão mais facilidade e conforto no desembarque. "Será assegurada uma logística precisa beneficiando o receptivo de Navios de Passageiros, tudo conforme a regulamentação e normativos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)", completa o presidente.

"Com a dragagem, a Companhia Docas do Ceará expandirá sua capacidade gerando grandes oportunidades para ampliar a economia da Capital e do Estado", acrescenta César Pinheiro sobre o papel do Porto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.