Donas de casa: 61% pesquisam preço

O orçamento familiar apertado também as leva a procurar produtos em promoção nos pontos de venda

Escrito por Redação ,
Legenda: A taxa registrada para a RMF no último mês de 2014 é, juntamente com o IPCA de São Paulo (0,63%), a terceira menor do Brasil

O consumidor brasileiro está mais consciente. Antes de comprar, ele começou a planejar, a racionalizar entre tempo e dinheiro, comparar preços, pesquisar em diferentes estabelecimentos, buscar promoções, exigir bom atendimento e passou a experimentar novos produtos, como forma de equilibrar o custo-benefício de cada mercadoria ou serviço e equilibrar o orçamento doméstico.

É o que indica o mais recente levantamento realizado pela Kantar Worldpanel, empresa internacional especializada em pesquisas e análises de consumo, sobre a mudança no perfil do consumidor no Brasil. O estudo mostra que 61% das donas de casa comparam preços antes de finalizar uma compra. O orçamento familiar apertado também as leva a procurar produtos em promoção nos pontos de venda. Segundo a pesquisa, 74% dos consumidores consideram promoções muito importantes na hora da compra.

Com base na pesquisa, que consultou 11.300 lares em todo o País, a experimentação de novos produtos passou a ser valorizado pelos brasileiros. Cerca de 42% buscam por novos produtos quando estão no ponto de venda e 44% reclamam por não conseguirem experimentar o produto antes de comprar.

O estudo revela também que a informação sobre o produto é outro item importante para a dona de casa. Dentre as entrevistadas, 66% gostam de receber dicas sobre benefícios e uso dos produtos antes de comprá-los.

Menos tempo

A Kantar Worldpanel demonstra em seu levantamento, que o consumidor está com menos tempo disponível e reduziu suas idas ao ponto de venda, o que resulta no aumento das compras de despensa e reposição.

"Em 2009, 67% das pessoas realizavam a compra do mês, em 2013 o percentual saltou para 72%, indicando que o brasileiro está mais organizado, econômico e preocupado com as compras de bens não duráveis, que impactam diretamente nos seus gastos mensais.

Local de compra

Conforme o estudo, passou o tempo em que os consumidores se mantinham fieis a um único ponto de venda. Enquanto no ano de 2001, 61% dos lares usavam pelo menos três formatos de estabelecimentos para se abastecerem, atualmente 84% das famílias adotam esse hábito de consumo. Essa mudança de comportamento tem impulsionado, segundo a pesquisa, do atacarejo. Os números apontam que, em 2013, esse canal de venda atingiu 13,5 milhões de lares.

Para a Kantar Worldpanel, a escolha do local de compra, por parte dos consumidores, está relacionada a disponibilidade de horários flexíveis, de bebidas geladas e prontas para beber, da possibilidade de compra a granel, de poucas filas e da oferta de produtos que ajudem a economizar tempo na cozinha.

Ceará

Embora a pesquisa não apresente detalhamento regional, Alex Araújo, diretor executivo da Fecomércio, garante que o Ceará experimenta mudança semelhante no perfil de consumo. "Essa realidade também é nossa. Grande parte dessa mudança decorre das alterações na demografia, com famílias menores e com pessoas de mais idade. Também hoje há mais integrantes da família trabalhando fora de casa e falta tempo para fazer compras diariamente ou semanalmente como era no passado", diz.

Para Alex Araújo, todas essas mudanças no estilo de vida das famílias impactaram diretamente na mudança do perfil de consumo, revelando um consumidor mais consciente que busca mais comodidade e está mais atento ao preparo dos alimentos do lar. "Associado a tudo isso, a maior preocupação com o orçamento doméstico, justifica o crescimento do atacarejo", explica.

O novo comportamento, segundo ele, mostra um consumidor mais cuidadoso como os preços, que planeja melhor as compras recorrentes. "Como nossa renda no Nordeste e no Ceará é mais baixa do que a média nacional, as mudanças se aplicam ainda mais a nossa realidade", afirma o diretor executivo da Fecomércio.

Ângela Cavalcante
Repórter

Arte

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