CVC estimula voos extras para trazer turistas ao CE

Operadora já negociou com companhias aéreas a inclusão de 30 trechos na malha atual para o Nordeste, em junho

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo contou o diretor geral de produtos nacionais da CVC, a empresa quer desenvolver destinos pouco explorados nos pacotes atualmente e criou novas opções incluindo praias como Jericoacoara, no Ceará
Foto: Foto: Waleska Santiago

Uma das maiores operadoras de turismo do País, a CVC tem tentado atrair cada vez mais visitantes ao Nordeste, região que é o carro-chefe da empresa no mercado interno. Para julho, por exemplo, ela já negociou com as companhias aéreas a inclusão de 30 voos extras semanais para que pessoas de todo o País possam ter mais acesso às belezas nordestinas. Nesse contexto, o Ceará desponta como um dos principais alvos da CVC, já que é o segundo destino mais vendido pela companhia, atrás da Bahia.

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"O Nordeste representa 64% de todas as nossas vendas no mercado nacional. É uma região que apostamos bastante e que queremos trazer cada vez mais gente. Para isso, negociamos e estimulamos novos voos, onde fazemos block chartes para garantir cerca de 50% dos lugares aos nossos clientes", disse o diretor geral de produtos nacionais da CVC, Claiton Armelin, em coletiva realizada no BNTM (Brazil National Tourism Mart) 2015, que começou ontem no Centro de Eventos do Ceará.

Destacando o Estado como uma das peças mais importantes para o turismo nordestino, Armelin também apresentou, ontem, novas apostas da CVC para o Ceará, que terá seu litoral mais explorado pela companhia. "Queremos desenvolver destinos pouco explorados por nós até o momento. Criamos pacotes para praias dos litorais Leste, até Canoa Quebrada e Oeste, até Jericoacoara, para que o turista que já conhece Fortaleza fique mais motivado a voltar", contou.

Ainda de acordo com o diretor da CVC, a ideia é trabalhar em parceria com pousadas locais, proporcionando, assim, que cidades menores se destaquem e se prepararem para um crescimento ordenado.

Preços acessíveis

De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), 77% dos brasileiros desejam viajar dentro do próprio País neste ano e, desses, 48% visam o Nordeste como destino. Tal procura pode ser explicada pelo elevado valor do dólar, que tem superado os R$ 3 há tempos, dificultando viagens internacionais, mas também é impulsionada pelos preços convidativos da região, segundo Claiton Armelin.

"Promoção sempre existe. Hoje, por exemplo, é possível conseguir pacotes para Fortaleza, com cinco dias e quatro noites, saindo de São Paulo, com aéreo, hotel e transfers para passeios, por menos de R$ 1 mil. Brinco que até ficar em casa é mais caro que isso", comenta o diretor da CVC.

Para provar a enorme procura pela região, a CVC também revelou ontem que, em 2014, embarcou 1,6 milhão de pessoas para o Nordeste, o que injetou aproximadamente R$ 2 bilhões na economia local. Apenas no primeiro trimestre de 2015, quase meio milhão de turistas desembarcaram em solo nordestino através da companhia. "Trata-se de uma alta de 11% ante o mesmo período do ano passado. O melhor trimestre dos nossos 43 anos", finaliza Armelin.

Hotéis em negociação

Além das coletivas, palestras e stands com informações de vários destinos nacionais, o BNTM também é palco de diversas negociações entre a rede hoteleira e representantes de agências, eventos e outras empresas. Segundo a gerente comercial do Hotel Luzeiros Fortaleza, Mila Costa, os compradores os procuram já sabendo o que querem.

"No BNTM os compradores são mais do mercado de fora. São os receptivos internacionais que temos no Brasil e que trabalham para empresas estrangeiras", complementa Mila Costa.

Conforme a gerente comercial do Luzeiros, em 2015, a ocupação média de Fortaleza tem sido um pouco inferior do que a registrada no ano passado, mas expectativas são otimistas.

Protagonista

Oportunidade de divulgar melhor o negócio

Proprietário da pousada O Pescador, localizada em Icapuí, município mais oriental do Estado, o cearense Vanderlei Bezerra disse que foi ao BNTM 2015 para divulgar o seu negócio. "Aqui a gente dá nosso recado, conhece pessoas novas e troca experiência", disse. Segundo ele, o evento ajuda as pessoas a conhecerem mais locais "belos e pouco explorados".

Vanderlei Bezerra
Proprietário da pousada O Pescador

Áquila Leite
Repórter

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