3,6 mil reuniões vão garantir faturamento do turismo

O Ministério do Turismo disse que está tentando evitar que a Pasta seja muito atingida pelos cortes do governo

Escrito por Redação ,
Legenda: A cerimônia de abertura da BNTM teve início às 9h de ontem e contou com nove representantes das secretárias de Turismo dos estados do Nordeste
Foto: Fotos: Bruno Gomes

O Nordeste e, especificamente, o Ceará, estão na mira de buyers (operadores de turismo) internacionais. Os compradores de turismo que vêm de fora do País para participar da 24ª edição da Brazilian National Tourism Mart (BNTM) estão motivados a investir no Estado por atrativos como a culinária, os hotéis e, principalmente, as praias locais.

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Um total de 3.662 reuniões de negócios foram agendadas para o evento, que teve início ontem e segue até o próximo domingo (31). No total, são esperadas 1.150 pessoas, incluindo 226 buyers e 116 suppliers (fornecedores de turismo, como hotéis, pousadas e agentes de viagens). Dentre os compradores, 67 são brasileiros, 34 argentinos, e 13 uruguaios. Dinamarqueses (5), chilenos (4), alemães (9) e húngaros (2) também estão dentre os investidores mais representativos no evento. A expectativa é que sejam movimentados cerca de R$ 200 milhões em transações comerciais.

Muito embora o Ceará se destaque por suas praias como grande atrativo para os estrangeiros, sob a ótica de quem vem de fora do País, o Estado ainda carece de aprimoramentos. "Fortaleza tem boas praias, hotéis, boa comida, mas historicamente a cidade não é rica, como Salvador e São Luís", avalia Reznor Sardi, representante húngaro da Havas Creative Tours.

A empresa é especializada em turismo receptivo e promove o Brasil em mais de 30 países. Apesar das críticas, Sardi aposta em atrativos, como a proximidade entre a Capital e as diversas praias de cidades próximas. "Viemos conhecer alguns hotéis e já temos sete reuniões marcadas com hotéis para fecharmos negócios", destaca.

"O Ceará é uma região bastante demandada na Espanha, pelo sol e praia. Viemos conhecer com pouco mais de profundidade os produtos locais", complementou Valentin Plamenov, diretor geral da operadora espanhola Portugal Tours. "Viemos estabelecer contato com receptivos e hotéis", afirma.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Darlan Leite, avalia que os verdadeiros impactos da realização da BNTM em Fortaleza não são imediatos e poderão ser vislumbrados no futuro. "Os buyers que estão na nossa terra vão ver esse novo Ceará, essa nova Fortaleza. Além do evento estar sendo aqui, ele estão fazendo um pré-tour, ou seja, visitando os municípios turísticos cearenses, e estarão também no pós-tour também, indo para Aquiraz, Praia das Fontes, Cumbuco", diz Darlan Leite. A cerimônia de abertura da BNTM teve início às 9h de ontem e contou com nove representantes das secretárias de Turismo dos estados do Nordeste e com a presença do diretor do departamento de Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Walter Nunes Júnior, representando a Pasta.

Na ocasião, o titular da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), Arialdo Pinho, criticou a ausência do ministro do Turismo, Henrique Alves, no evento. "Gostaria de mencionar uma coisa que me deixa muito triste: a ausência do recém-empossado ministro do Turismo. Gostaria de lembrar a ele que o Nordeste é a força do turismo nacional", afirmou. O secretário destacou ainda que "11% do PIB do Ceará é formado por turismo. Queremos aumentar para 14%. O turismo é uma área essencial para a atual administração do Estado", destacou Arialdo.

O diretor de Marketing do Ministério cometeu um deslize, ao chamar o secretário de Arialdo "Pires", e afirmou que o "ministro gostaria de estar aqui, mas está em missão no exterior. O Nordeste está em alta, os números são crescentes e apesar da crise no País o câmbio no favorece nesse momento".

Cortes no orçamento

Em coletiva de imprensa, o representante do Ministério do Turismo também defendeu que a Pasta está tentando viabilizar com o Ministério da Fazenda uma maneira de ser menos atingida pelos cortes orçamentários em decorrência do ajuste fiscal. "O nossos ministros já têm um compromisso com o ministro Joaquim Levy (Fazenda) para conseguir que o impacto no orçamento não seja tão grande assim, porque qualquer coisa que nós façamos precisa de investimento".

Concorrência acirrada

Já o titular da Setur evitou dar detalhes do que a pasta tem feito para garantir vitória na disputa pela instalação de um hub (centro de conexões) da TAM, em Fortaleza. A coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, publicou ontem, que a Capital cearense seria a escolhida para receber o investimento, mas o secretário disse que não seria possível confirmar a informação.

Questionado sobre a necessidade de se instalar no Aeroporto Pinto Martins uma esteira com investimento da ordem de U$$ 40 milhões, que faz leitura ótica de bagagens para atrair o centro de conexões a Fortaleza - conforme já havia sido publicado pelo colunista Egídio Serpa -, Arialdo Pinho disse apenas que não existe nada definido pelo Governo do Estado.

"Existe um projeto sendo viabilizado com o intuito de que a TAM faça o hub aqui", disse. O secretário também evitou falar se o Estado está promovendo algum tipo de incentivo fiscal para que a companhia opte por Fortaleza para investir no hub.

Acquario

Arialdo Pinho também não deu previsão de quando as obras do Acquario Ceará serão retomadas. Questionado se a Setur já estava com o alvará de construção para dar continuidade à construção do projeto, o titular da passa disse apenas que "isso está sendo visto. Nós não viemos aqui para falar sobre isso. Vamos falar das coisas boas".

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