Consórcios de imóveis crescem 22,55% na Capital

Resultado, que segue tendência nacional, diz respeito ao faturamento da Embracon com novas cotas em Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo dados da Abac, a venda de novas cotas de consórcio de imóveis no Brasil encerrou 2015 com um avanço de 41,5%
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Diante das altas taxas do crédito para se adquirir a casa própria, o consórcio continua sendo bastante demandado pelo consumidor. Em Fortaleza, o faturamento de cotas de consórcio da Embarcon registrou crescimento de 22,55% de janeiro a abril deste ano, em relação a igual período do ano passado. Com relação à quantidade de cotas vendidas, houve alta de 17,74% nesse mesmo período.

O gerente da filial da empresa situada em Fortaleza, Alexandre Pinheiro, diz que, com a crise econômica, o consumidor está optando pela aquisição de consórcio porque essa modalidade não apresenta juros e possui apenas uma taxa de administração.

"Esse é um fator determinante no momento de fechar o negócio. Aqui em Fortaleza, estamos crescendo bastante este ano. Estamos entregando de 300 a 350 cartas de crédito por mês aos clientes", ressalta ele.

Tendência nacional

As vendas de consórcio possuem tendência de crescimento não apenas na Capital cearense, mas em todo o Brasil.

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), a venda de novas cotas de consórcio de imóveis no Brasil encerrou 2015 com um avanço de 41,5% frente ao resultado de 2014, com 251,2 mil adesões. O valor dos novos contratos nesse segmento somou R$ 28,9 bilhões, 43,4% maior do que o montante referente ao ano anterior.

De acordo com a Abac, ao longo de 2015, 71 mil consorciados tiveram acesso aos imóveis, o que representa crescimento de 2,9% em relação a 2014. Já a quantia de crédito disponibilizado cresceu 7,6%, atingindo R$ 7,05 bilhões.

Carros

O mercado de consórcios para automóveis também segue pujante. Em 2015, as vendas de cotas cresceram cerca de 20,3% segundo a Abac, com mais de 2,10 milhões de vendas. Para o diretor de Consórcios da MAPFRE, Renato Fernandes, a modalidade tem conquistado o consumidor devido a facilidades. "Jovens e recém casados estão entre os mais adeptos ao consórcio de automóvel. Isso acontece principalmente pela vantagem que o consorciado não paga juros e nem entrada", explica.

Como funciona

O consórcio funciona como uma poupança programada, em que consorciado adquire uma cota e participa de um grupo para aquisição de bens por meio de pagamentos mensais dentro de um período preestabelecido. As parcelas pagas mensalmente formam o saldo financeiro para realização das assembleias do grupo, onde ocorrem as três modalidades de contemplação: sorteio, lance fixo e lance livre.

Todo cliente ativo e em dia com suas parcelas participa destas assembleias.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.