Confirmada a vinda de Levy ao Ceará

Ministro cumpre agenda no Banco do Nordeste, que comemora os 63 anos com seminário na próxima sexta-feira

Escrito por Redação ,
Legenda: Na primeira vinda oficial ao Estado, o ministro da Fazenda deve se encontrar com o governador Camilo Santana
Foto: Foto: Agência Brasil

Protagonista do segundo mandato de Dilma Rousseff por liderar os ajustes fiscais apontados como salvação para economia brasileira, o ministro Joaquim Levy (Fazenda) virá pela primeira vez ao Ceará - desde que assumiu o cargo - na próxima sexta-feira (31), conforme já tinha sinalizado o Banco do Nordeste - anfitrião dele - e como a assessoria do gabinete do ministério confirmou na tarde de ontem.

Na manhã da sexta-feira, a partir das 8h30, no Passaré, Levy deve estar presente à abertura do seminário "O papel do banco de desenvolvimento na economia do século XXI", realizado pelo BNB e que marca a comemoração da instituição pelos 63 anos de atuação no País.

Encontro com Camilo

Sem agenda fechada, o ministro, até o momento, só tem um compromisso confirmado fora do seminário. Trata-se de um encontro com o governador Camilo Santana, que deve acontecer no mesmo dia, segundo informou a assessoria do chefe do executivo estadual.

Esta é a terceira vez que os dois se encontram. As duas anteriores foram em Brasília, quando Camilo esteve em viajem oficial. Sobre a visita de Levy a algum local específico no Ceará, como obra ou equipamento, a assessoria classificou como "pouco provável", vide a agenda corrida do ministro.

Cenário

Na primeira vinda oficial ao Estado, o ministro da Fazenda chega quando notícias ruins para a economia nacional estão ainda reverberando dentro e fora do País, como a revisão da nota do Brasil - para baixo - pela agência de risco Standard & Poor's.

No cenário regional, Levy deve encontrar uma cadeia produtiva ansiosa, devido à Proposta de Emenda Constitucional enviada pelo governo ao Congresso Nacional e que, em uma das cláusulas, ameaça cortar 30% do repasse da União aos fundos constitucionais de desenvolvimento. Especificamente no caso do Nordeste, isso representaria R$ 2,16 bilhões a menos, anualmente.

Presenças anunciadas

Além de Joaquim Levy, já confirmaram presença no seminário do BNB representantes dos governos de Bahia, Maranhão e Minas Gerais, além dos ministérios da Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também estarão presentes, segundo o BNB.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.