Confiança do comércio aumenta

Indicador subiu 4,6 pontos, influenciado pelo sentimento de melhora nos meses futuros, segundo a FGV

Escrito por Redação ,

Rio. O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 4,6 pontos em novembro ante o mês anterior, para 65,9 pontos, divulgou na manhã de ontem (26) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado interrompe uma sequência de cinco quedas consecutivas, que tinham levado o índice à mínima histórica em outubro, de 61,3 pontos.

O índice de novembro é o terceiro menor da série iniciada em março de 2010. A melhora do indicador de confiança foi determinada tanto pelo aumento do grau de satisfação com o presente, quanto pelo maior otimismo em relação aos meses seguintes.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 5,1 pontos em novembro, para 59,1 pontos, após ter recuado 6,5 pontos em outubro. O ISA está no segundo menor nível da série, superando apenas os 54,0 pontos registrados em outubro.

Já o Índice de Expectativas (IE-COM) elevou 3,8 pontos, para 73,7 pontos. O avanço na confiança do comércio não muda o quadro desfavorável para o setor. Apesar da evolução registrada no mês, os indicadores permanecem em patamares muito baixos, ressaltou a FGV.

"O resultado positivo de novembro, ainda que disseminado entre os segmentos do comércio, é insuficiente para alterar o cenário ainda desfavorável do setor. Os indicadores permanecem em patamar muito baixo, refletindo a fragilidade da demanda interna num contexto de aumento do desemprego e de inflação elevada", avaliou o economista Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV).

Ele completa que serão necessários novos números favoráveis para confirmar se este movimento não teria sido uma calibragem na avaliação das empresas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.