Concessões: lista inicial tem 20 equipamentos

Três empresas estão na disputa para realizar a consultoria que definirá as obras que devem ser concedidos

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com a SDE, os empreendimentos do entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) devem ser o foco do pacote
Foto: FOTO: RODRIGO CARVALHO

Cerca de 20 obras diretamente ligadas à atividade econômica do Ceará integram a lista preliminar dos equipamentos que o governo estadual pretende conceder à iniciativa privada no próximo ano. A relação oficial só deverá ser divulgada em novembro, pelo governador Camilo Santana, mas secretários estaduais já preparam o terreno para atrair investidores e concretizar o projeto, que tem foco especial no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

> Bondinhos podem ser feitos no Ceará

Na próxima segunda-feira (11), a titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, terá reunião com representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A empresa é uma das três cotadas a prestar consultoria ao Governo do Estado e identificar quais empreendimentos têm perfil para entrar no pacote de concessões.

As outras duas empresas, que já se reuniram com membros da equipe econômica do governo, são a McKinsey & Company Brasil e a PricewaterhouseCoopers Brasil, também chamada de PwC. Sem revelar valores, Nicolle diz que as consultoras já apresentaram propostas de preços. A escolha entre as três deverá ser feita neste mês para, ao fim de outubro, o trabalho ser finalizado e a lista entregue a Camilo.

"Essas empresas ainda vão conversar com a Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), que será parceira do Governo do Estado nesse projeto. Isso porque a Fiec possui o olhar da iniciativa privada para as concessões. A gente (do governo) não quer chegar no mercado de forma crua, mas com todo esse 'know how' da Fiec", afirma a titular da SDE.

Empreendimentos

Como o governo ainda dispõe de uma lista preliminar, a secretária prefere não elencar todos os equipamentos com potencial para entrar no pacote de concessões. No entanto, cita algumas obras: Porto do Pecém, Zona de Processamento de Exportação (ZPE), aeroportos regionais (Aracati e Jericoacoara) e rodovias, por exemplo. "Não vamos ter tanta pressa. Precisamos definir primeiro as obras a partir da consultoria, arrumar essa carteira de investimentos é fundamental. Nossa ideia é que algumas obras sejam concedidas a empresas do mercado nacional e outras do mercado internacional", acrescenta Nicolle.

De acordo com a secretária, os projetos das obras que poderão ser repassadas à administração privada serão apresentados em um "road show". A expectativa do governo é promover um leilão para escolher os futuros concessionários no segundo semestre de 2016.

Presidência

Em relação ao novo presidente da ZPE Ceará, cujo nome está sendo aguardado desde janeiro deste ano, Nicolle Barbosa deu a entender que o governo escolherá o diretor de infraestrutura e gestão portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mário Lima Júnior.

Conforme o Diário do Nordeste informou na edição da última quarta-feira (6), com exclusividade, estariam sendo cotados para assumir o cargo Lima Júnior e Roberto Smith, ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). "Ainda estamos em entendimento para confirmar o nome, mas eu acho muito provável que seja ele (Mário Lima Júnior)", destaca a secretária.

Lima Júnior disse que ainda não recebeu nenhum convite, mas se mostrou aberto à possibilidade. "Sou um profissional liberal e estou à disposição, mas é preciso que haja uma manifestação do governo", observa.

O nome do futuro presidente deverá ser divulgado ainda neste mês por Camilo Santana.

Raone Saraiva
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.