Bondinhos podem ser feitos no Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: Atualmente, a Indústria Zucchetto tem teleféricos, bondinhos e trenzinhos instalados em diversas localidades do País

O Ceará poderá receber em breve uma fábrica de teleféricos e bondinhos da Indústria Zucchetto, empresa gaúcha instalada em Santa Cruz do Sul. Na próxima semana, representantes da companhia participarão de reunião com a titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, para tratar do negócio.

> Concessões: lista inicial tem 20 equipamentos

De acordo com Nicolle, executivos da empresa já estiveram em solo cearense há alguns meses e destacaram potencialidades econômicas e turísticas do Estado para receber a fábrica, inclusive equipamentos produzidos pela Zucchetto.

A secretária lembra, por exemplo, que o turismo do Ceará pode ser beneficiado com a implantação de bondinhos em municípios serranos, a exemplo de Ubajara, Guaramiranga e Ipu.

Os teleféricos e bondinhos instalados em território cearense seriam administrados pela própria Zucchetto, a partir do pacote de concessões do governo estadual, que deverá ser divulgado no próximo mês de novembro pelo governador Camilo Santana. Obras como o Porto do Pecém, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), aeroportos regionais (Aracati e Jericoacoara) e rodovias também estão na lista preliminar de equipamentos que podem ser concedidos à iniciativa privada.

De acordo com Nicolle, informações sobre municípios com perfil para receber a fábrica, bem como dados referentes aos impactos na indústria cearense, como a geração de emprego e renda, serão conhecidos na reunião da próxima semana. A data do encontro entre membros da Zucchetto e do governo estadual ainda será confirmada.

Desenvolvimento regional

"A construção dessa fábrica representaria um grande incentivo ao desenvolvimento regional, seja na área econômica ou turística. Os equipamentos feitos aqui seriam vendidos para todo o Brasil. A SDE está trabalhando, constantemente, para atrair ao Estado uma grande rede de investimentos. Não queremos ficar concentrados em poucos investidores", destaca Nicolle Barbosa.

Atualmente, a Indústria Zucchetto tem teleféricos, bondinhos e trenzinhos instalados em diversas localidades do País, como São Paulo (Itu) e Minas Gerais (Pimonte), mas a maioria fica no Rio Grande de Sul.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.