Chinesa Fosun mostra interesse pelo Acquario

Grupo detém parte das ações do Cirque du Soleil e se encontra com o governador Camilo Santana nesta quarta

Escrito por Redação ,
Legenda: Obras do Acquario Ceará estão paralisadas desde o anúncio pelo Estado de que o equipamento seria concedido à iniciativa privada. Procedimento para recebimento de propostas vai até o dia 10 de novembro
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

O governador do Ceará, Camilo Santana, se encontra hoje (20), em Pequim, na China, com representantes do Grupo Fosun Internacional. A chinesa é um potencial investidor para o Acquario Ceará. Mais tarde, ele se reúne com o embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru.

A Fosun é proprietária do Club Med e tem uma parte das ações do Cirque du Soleil. O conglomerado ainda tem participações em diversas empresas dos setores de seguros, imobiliário, energia, farmacêutico e turismo em vários países do mundo. No Brasil, a Fosun adquiriu, no ano passado, o controle acionário da Rio Bravo, uma empresa administradora de investimentos.

> CDC movimenta 12,57% mais cargas

A reunião com investidores da Fosun vai ao encontro das intenções do governo em conceder o Acquario. No início deste ano, Camilo declarou que o Estado não iria mais investir no equipamento, quando anunciou que o Acquario faria parte do pacote de concessões do Governo. Desde então, segundo informou a Secretaria do Turismo (Setur), não há obras em andamento.

"O Acquario Ceará está inserido no Plano de Concessões do Governo do Ceará. Conforme Aviso Público divulgado no Diário Oficial do Estado do Ceará, entre 10 de maio e 10 de novembro de 2017, está em aberto o procedimento para o recebimento de propostas para o Acquario. Enquanto isso, o Estado toma as providências necessárias para salvaguardar o que já foi construído", comunicou a Pasta.

Energia

No segundo dia de sua missão oficial na China, o governador do Ceará se reuniu ontem (19), em Hangzhou, com os diretores do CHINT Group, uma das maiores empresas do mundo na área de energia. Em discussão, a implantação de uma unidade da companhia na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Pecém. Durante o encontro, ficou acertado que uma missão do CHINT Group, com técnicos e diretores, visitará o Ceará ainda neste ano para conhecer o Estado e, em especial, a área da ZPE.

"Foi uma reunião muito proveitosa. Apresentamos as potencialidades do Ceará, incluindo a ZPE, e saio muito otimista com a possibilidade de instalarem uma unidade no Ceará. Eles querem visitar nosso Estado e mandarão, em breve, técnicos e engenheiros para conhecerem a ZPE", disse Camilo Santana, que realizou uma visita técnica à fábrica da empresa, em Hangzhou, acompanhado da vice-presidente do grupo, Lily Zhang.

"O CHINT Group é uma das maiores empresas do segmento do mundo, não só na fabricação de equipamentos de energia, mas também de painéis solares com alta tecnologia. O Ceará tem grande potencial para a produção de energias renováveis, o que aumenta nosso otimismo para atração investimento nessa área. É uma fábrica deste tipo que eles querem instalar no Brasil", afirmou o governador.

Comitiva

Na última segunda-feira (18), a comitiva cearense se reuniu com diretores da empresa multinacional chinesa Meheco (Medical Health Company), quando foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) para o desenvolvimento de soluções para a implementação, construção, financiamento e operação de projetos na área da saúde.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.