CEO da Fraport tem 1ª reunião em Fortaleza

Andrea Pal virá ao Ceará, o que deve reunir todos os atores da nova fase do Aeroporto de Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Metas estabelecidas pelo contrato de concessão assinado com o governo federal estão sendo rigorosamente cumpridas pela Fraport
Foto: Foto: JOSÉ LEOMAR

A vinda da CEO da Fraport Brasil, Andrea Pal, ao Ceará na próxima semana deve ser a oportunidade para reunir, oficialmente e pela primeira vez, os principais envolvidos na nova fase do Aeroporto de Fortaleza, após a concessão e também ao anúncio de instalação do hub da Air France KLM. Em comunicado oficial, a concessionária informa de uma coletiva no Palácio da Abolição, onde certamente estará o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio. A única presença não confirmada ainda é da companhia aérea.

"Será uma oportunidade para que Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil, apresente detalhes sobre a atuação da empresa no País e, mais especificamente, no Aeroporto Internacional Pinto Martins", acrescenta a nota.

Uma reunião para debater como será a implantação de um centro de conexões de voos que promete acrescentar cinco voos diretos para Paris e Amsterdã partindo de Fortaleza, além de mais frequências nacionais, é esperada se todos realmente se reunirem na Capital. Um grupo de trabalho, inclusive, já foi formado por representantes do governo do Estado, da Prefeitura e das duas empresas.

O resultado prático disso, ainda não conhecido, e que pode converter-se em mais obras e contratações, além do previsto com a concessão para a iniciativa privada, para o Aeroporto de Fortaleza desperta ainda muita expectativa no mercado, assim como no consumidor final.

Promoção da Capital

O encontro entre todos esses envolvidos na transformação do Aeroporto e, consequentemente, da cidade, já era esperado, segundo adiantou o prefeito Roberto Cláudio na última semana, durante o lançamento do Fortaleza Competitiva. De acordo com ele, "o governador estaria convocando todas essas empresas para participar deste encontro com a Fraport". "Esta é uma primeira oportunidade e depois o próprio governo é quem vai organizar a data para o lançamento do hub aqui em Fortaleza. É uma grande reunião de trabalho nossa", afirmou Roberto Cláudio na ocasião.

Ainda dentro da perspectiva do trabalho conjunto, o prefeito destacou a necessidade de promover ainda mais Fortaleza como um destino turístico no mercado europeu, e o empenho individual da prefeitura de melhorar a mobilidade urbana e infraestrutura para motivar o turista a permanecer na Capital.

Tudo dentro do previsto

No que diz respeito à concessão, não há imprevistos ou adendos. Cerca de sete meses após o arremate do Aeroporto pela empresa alemã, todas as fases previstas pelo documento assinado com o governo federal estão rigorosamente cumpridas, mas sem surpresas. Ou seja, nada além do que foi acertado no contrato de concessão foi feito pela Fraport.

No último mês, inclusive, foi entregue à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o plano operacional do Aeroporto. Apontando o investimento de R$ 1,401 bilhão, a concessionária confirmou a aplicação dos recursos para a expansão do terminal para 26,000 metros quadrados, a extensão da pista em pelo menos 210 metros, a reforma do pátio de embarque e desembarque das aeronaves, a reforma e realocação das pistas de táxi, a reformulação do sistema rodoviário, a implementação de um novo sistema automatizado de controle de bagagem e controle de segurança, além de 12 Pontes de embarque de aeronaves e respectivos pátios.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.