Ceará busca estreitar laços com a Alemanha

Embaixador alemão no Brasil encontrou ontem com Camilo Santana e disse que há interesse em atuar mais no Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: O embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, além dos cônsules alemães Dieter Gerding (Fortaleza) e Dietmar Bock (Recife) visitaram ontem o Sistema Verdes Mares e falaram sobre a relação do país com o Ceará
Foto: Fotos: Kléber A. Gonçalves

Parceira tradicional do Ceará na área de energias renováveis, a Alemanha recebeu ontem, do governo do Estado, uma proposta para estreitar ainda mais os laços com a região e fortalecer a matriz energética local. O documento foi entregue ao embaixador alemão no Brasil, Dirk Brengelmann, que visitou o Palácio da Abolição e falou com o governador do Estado, Camilo Santana, além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Segundo o alemão, que não deu mais detalhes do projeto, a conversa foi "bastante frutífera" e abordou várias questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Conforme Brengelmann, os alemães têm bastante interesse em ter uma atuação maior no Estado, mas, para isso, precisam que as empresas cearenses "se mostrem mais" para seus eventuais parceiros do velho continente. O embaixador também visitou ontem o Sistema Verdes Mares e aproveitou para contar sobre as novas oportunidades que vislumbra na região. Segundo ele, há um potencial muito grande que segue inexplorado.

"No momento, nossos interesses econômicos no Ceará ainda são limitados. Essa nossa visita ao Estado é exatamente uma forma de observar novas oportunidades", afirma o embaixador. "Temos apenas duas empresas alemães instaladas aqui e isso é muito pouco. Os alemães buscam parceiros, querem investir, mas as empresas cearenses têm que se apresentar e colaborar para que isso ocorra", completa.

Aposta na solar

Acompanhado do cônsul honorário da Alemanha em Fortaleza, Dieter Gerding, além do cônsul geral da Alemanha em Recife, Dietmar Bock, o embaixador Brengelmann lembrou, ainda que o país europeu já ajuda a financiar algumas usinas eólicas no Ceará, principalmente no município de Beberibe, e disse que os alemães pretende entrar com tudo, agora, no ramo da energia solar. "Sem dúvida, o Ceará é um excelente gerador de energias renováveis. É preciso aproveitar esse potencial", opina.

Potencial do Cariri

O cônsul Dieter Gerding também ressaltou a importância do Cariri no desenvolvimento do Ceará. Segundo ele, a região possui o primeiro geoparque da América do Sul e tem tudo para chamar a atenção não só da Alemanha, mas de todo o mundo. "O Cariri possui jazidas de fósseis exuberantes e estamos tentando certificar seu geoparque junto à Unesco. Se isso ocorrer, a região terá o interesse paleontológico que merece".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.