CE: Interior se destaca no empreendedorismo

Novo fascículo da série Você Empreendedor circula hoje e aborda negócios em diferentes regiões do Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: O caderno traz informações sobre casos de sucesso em produção de alimentos orgânicos, criação de animal e desenvolvimento de joias

A trajetória bem-sucedida de micros e pequenas empresas faz parte da economia de diversos polos como Sobral, Cariri, Vale do Jaguaribe, Iguatu e Sertão Central, e serve de inspiração para muitos visionários, que buscam concretizar o sonho de ter o próprio negócio, ou incrementar um empreendimento que já está em funcionamento. É certo que, na maioria dos casos, essas iniciativas estão apoiadas nos meios rurais. Mas nem por isso são menos engenhosas.

Por isso, a 5ª edição do caderno da série Você Empreendedor veiculada nesta terça-feira (25), no jornal Diário do Nordeste, vai abordar sobre como o Interior cearense tem revelado empreendedores de coragem, que investem em vocações locais para se destacarem no mercado.

Ainda há muitos desafios a serem superados. Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a Região Metropolitana de Fortaleza subiu sua participação na concentração dos pequenos negócios no Ceará, de 53,63% para 59,40%, nos últimos 10 anos. Por outro lado, regiões como a Centro-Sul do Estado, que detinha 4,04% dos pequenos negócios cearenses, viu esse índice cair para 2,8% no período.

A disseminação da cultura empreendedora tem ajudado a fortalecer essas iniciativas nas diversas regiões do Ceará, aquecendo o mercado e proporcionando a geração de emprego e renda para muitas pessoas. Isso já ocorre historicamente em alguns pontos do Estado, como na cidade de Frecheirinha, amplamente conhecida pelo seu polo de confecção e que é um dos temas deste quinto caderno da série.

O Você Empreendedor também traz detalhes da criação animal e de abelhas em cidades do interior. Além da história e a criatividade do designer de joias Antônio Rabelo, entenda melhor a atuação da Incubadora Tecnológica do Instituto Centec na valorização dos empreendedores do Interior. Na entrevista principal, o leitor poderá conhecer a incrível trajetória de Jiro Nagaura, maior produtor de alimentos orgânicos do Ceará.

Sobre a série

A série Você Empreendedor, um projeto do Diário do Nordeste com apoio do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges) da Universidade de Fortaleza (Unifor), está sendo publicada às terças-feiras no jornal. A série contará com 10 cadernos especiais e 10 vídeos que vão dialogar com micros e pequenos empresários, estudantes e demais interessados no assunto. As edições abordarão as temáticas: Os novos negócios; O novo consumidor; O varejo cearense; Ponto de venda; Vocações rurais e do interior; Empreendedorismo litorâneo; Comunicação com o mercado; Canais de comércio; Inovações em produtos e serviços e Startups.

Mais informações:

Fascículos do Você Empreendedor circulam junto com o Diário do Nordeste. Conteúdo completo em: www.diariodonordeste.com.br/ voceempreendedor

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.