Carteiras podem ser recuperadas

A Superintendência Regional do Trabalho recebe mensalmente uma média de 40 documentos perdidos

Escrito por Redação ,
Legenda: Apesar da grande quantidade de documentos deixados na Superintendência, poucos trabalhadores têm procurado as CTPS
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Antes de tentar solicitar uma nova via, os cearenses que perderam a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) devem procurar pelo documento na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Estado. A unidade concentra hoje 6.164 carteiras de trabalho perdidas e recebe, mensalmente, uma média de 40 documentos enviados por empresas ou por cidadãos que os encontram.

Apesar da grande quantidade de documentos deixados na superintendência, poucos trabalhadores procuram as CTPS. Segundo divulgou a SRTE, desde janeiro deste ano, apenas quatro carteiras foram recuperadas pelos cearenses.

Conforme a superintendência, a CTPS tem incidência maior de perda do que o documento de identidade. As principais causas de perda, informa o órgão, são descuidos ao colocar a carteira de trabalho em pastas com elásticos ou no bolso de trás da calça, por exemplo, esquecimento da CTPS em algum órgão ou empresa e furtos ou roubos.

Como recuperar

Para recuperar a carteira de trabalho, o cidadão pode ir diretamente na sede da SRTE, localizada na Rua Vinte e Quatro de Maio, 178, no Centro.

O horário de atendimento para esse serviço é das 8h às 17h45h, sendo preciso pegar uma senha na recepção para o guichê de entrega de CTPS. Outra opção para verificar se o documento perdido está na superintendência é enviar um e-mail para o órgão, através dos endereços: wanda.oliveira@mte.gov.br, ana.teixeira@mte.gov.br e isabel.veras@mte.gov.br.

Na mensagem, informa o órgão, o trabalhador deve solicitar a consulta e informar nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Mais informações:
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará
Rua Vinte e Quatro de Maio, 178
Telefone: (85) 3255-3989

João Moura
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.