Carteira de Trabalho emitida em 1 hora

Escrito por Redação ,
Legenda: Há vagas em cidades como: Caucaia, Maracanaú e Aquiraz.
Foto: Foto: marilia camelo

A implantação da nova versão da Carteira de Trabalho Digital, que será lançada hoje, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRT-CE), deverá agilizar o processo de emissão do documento. A partir de agora, o serviço, que antes era feito em um dia, poderá ser realizado em até uma hora.

Segundo o Superintendente do Trabalho do Ceará, Francisco Ibiapina, a nova versão da carteira vai otimizar o tempo de entrega e facilitar a vida do trabalhador. "Essa versão que estamos chamando de digital traz mais funcionalidade em relação a versão anterior, pois o próprio atendente da unidade poderá validar o PIS (Programa de Integração Social), permitindo que o documento seja entregue aproximadamente uma hora depois da solicitação", destaca Ibiapina.

Atualmente, a entrega da carteira leva cerca de um dia na sede da SRT-CE. Além disso, a nova CTPS digitalizada apresenta um novo sistema de emissão, com a validação nacional de dados feita de forma online, facilitando obter o documento no mesmo dia da solicitação.

"Em outras cidades do Estado, porém, a emissão mais rápida irá depender da localização de uma fábrica que produza o documento", destaca Ibiapina, ressaltando ainda que apenas sete municípios contam com unidade de fabricação. "Queremos aumentar esse número para 20, porém, até lá, em locais conveniados, o prazo de entrega poderá chegar a 15 dias", conta.

Segurança

A mudança busca ainda reduzir o número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais. No momento da emissão, o trabalhador terá seus dados cruzados com outros bancos governamentais, proporcionando a entrega com todas as informações atualizadas, que irão compor posteriormente um banco de dados único.

O titular da Superintendência Regional do Trabalho destaca também que a implantação da nova versão é apenas a primeira fase do processo de digitalização. "A primeira fase é a possibilidade de emitir na mesma hora. Já a segunda parte do projeto será fazer com que todos os órgãos que trabalham com identificação aprimorem seus sistemas para chegar a um cartão que irá juntar CPF, RG, Titulo de Eleitor e Carteira de Trabalho, por exemplo", acrescenta.

Lançamento

Hoje, a solenidade de lançamento, que contará com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, ocorrerá na Superintendência com a emissão e entrega da primeira Carteira de Trabalho Digital.

Mais informações
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará
Rua 24 de Maio nº 178, Centro,
Fortaleza-CE
Contato: (85) 3255-3989
Horário: das 9h às 19h
Site: http://portal.mte.gov.br/

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.