BC revisa projeção de inflação para 6,3% neste ano

Escrito por Redação ,

São Paulo. O Banco Central (BC) revisou a projeção para a inflação oficial deste ano. Na estimativa do BC, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve ficar em 6,3%, 0,1 ponto percentual abaixo da projeção divulgada em junho. A estimativa está no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado ontem (29) pela instituição.

Em 2015, a inflação deve recuar e encerrar o período em 5,8%, ante 5,7% previstos em junho. Em 12 meses acumulados no final do terceiro trimestre de 2016, a projeção ficou em 5%. Essas projeções são do cenário de referência, em que o BC levou em consideração informações disponíveis até o último dia 5 deste mês para fazer as estimativas. Nesse cenário, foram considerados o dólar a R$ 2,25 e a taxa básica de juros, a Selic, em 11% ao ano.

Crescimento econômico

O BC também reduziu a projeção de crescimento da economia para este ano. De acordo com o relatório, o Produto Interno Bruto (PIB) deve apresentar expansão de 0,7%, ante a previsão anterior de 1,6%.

IGP-M

Ontem, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) - usado no reajuste de contratos de aluguel -, que teve alta de 0,2% em setembro. No mês anterior, o indicador havia registrado deflação de 0,27%. Segundo a FGV, o índice acumula taxas de 1,76% no ano e 3,54% no período de 12 meses.

O avanço da taxa entre agosto e setembro foi provocado pelas altas de preços no atacado e no varejo. O subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, passou de uma deflação de 0,45%, em agosto, para uma inflação de 0,13% em setembro. Já a taxa de inflação do subíndice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, passou de 0,02% em agosto para 0,42% em setembro, principalmente devido aos alimentos. O grupo de despesas alimentação passou de uma queda de preços de 0,11% para uma alta de preços de 0,4% no período.

O subíndice de Custo da Construção, teve uma queda na taxa, ao passar de 0,19%, em agosto, para 0,16% em setembro.

O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.