BC estuda criar nota para risco de conduta

Escrito por Redação ,

São Paulo. A chefe do Departamento de Supervisão de Conduta (Decon) do Banco Central, Andreia Vargas, afirmou ontem, que está em estudo no Departamento de Normas (Denor) da instituição, a elaboração de uma norma específica sobre risco de conduta para instituições financeiras. Questionada pelo Broadcast, da Agência Estado, ela não se comprometeu com uma data, alegando que depende do Denor, cujo chefe nem sequer tomou posse ainda. Ela disse contudo, que o projeto é considerado prioritário pela entidade e deve ser divulgado "em breve".

"Será um passo importantíssimo, porque vai congregar aspectos dispersos em diversas normas", avaliou a diretora, durante palestra no 4º Congresso Internacional de Gestão de Riscos, que transcorre até hoje, em São Paulo. Ele destacou que a norma vai facilitar o trabalho da fiscalização, e o das instituições, que terão algo para se basear.

Vargas informou ainda que, ao contrário da norma, não há previsão para o BC lançar um indicador específico de risco por instituição financeira. "Ainda não chegamos nesse ponto de termos desenvolvido algo que podemos chamar de indicador de risco de conduta. Quem sabe no futuro tenhamos", afirmou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.