Aracati vai operar com Boeings até julho, diz Camilo

Voo para o Aeroporto no Litoral Leste viria direto de São Paulo, segundo afirmou o governador nas redes sociais

Escrito por Redação ,
Legenda: Terminal ainda espera homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que segue em análise em Brasília, para poder operar frequências comerciais diárias vindas de outros terminais do País
Foto: Foto: Cid Barbosa

As expectativas sobre o Aeroporto de Aracati têm aumentado ainda mais nos últimos meses com a articulação que o governo realiza para viabilizar voos comerciais no terminal e, também, após o sucesso do terminal de Jericoacoara. No início da tarde de ontem (3), o governador Camilo Santana injetou mais ânimo ao afirmar que o terminal vai operar até julho com aeronaves da marca Boeing.

"A nossa ideia é que, entre junho e julho, a gente possa ter o primeiro voo de avião grande, um Boeing, direto de São Paulo para Aracati", afirmou o governador em seu bate-papo semanal pelo Facebook.

Camilo relembrou ainda aos seguidores que esteve na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Brasília, "há pouco tempo", "justamente cobrando a certificação do aeroporto de Aracati para que a gente possa receber voos". O chefe do Executivo cearense ainda esteve reunido com o Ministério dos Transportes na mesma visita.

Contatada, a Anac informou que o processo de certificação do Aeroporto de Aracati ainda segue em análise pela Agência, em Brasília, sem definição de quando deve ou não receber a homologação definitiva para operar frequências comerciais.

Atualmente, a pista de pouso e decolagem de Aracati pode receber pequenos jatos e voos fretados, mas não comerciais fixos.

Malha regional

Outra informação dada pelo governador é que está "trabalhando voos regionais até o fim desse semestre entre Aracati e Fortaleza, entre Aracati e Iguatu" e demais terminais regionais cearenses. "Estamos desenhando, trabalhando e já temos a empresa para operar esses voos. Em breve, teremos notícias boas para Aracati", arrematou Camilo.

Sete terminais, contando com Aracati, já estão aptos a receber voos comerciais, de acordo com o que o governo informou no início do ano e as empresas que devem operar toda essa malha é a Gol Linhas Aéreas e a Two Táxi Aéreo. O presidente da primeira companhia, Paulo Kakinoff, já foi levado a Aracati por Camilo para conhecer o terminal e tratar dessa malha regional em cidades do Ceará.

Perspectivas

A expectativa é que as novas frequências estaduais possibilitem a venda de trechos de Paris ou Amsterdã para Jericoacoara ou Aracati, já que a Gol é parceira da Air France-KLM, companhia que irá operar voos diretos entre a Capital cearense e os dois destinos internacionais a partir de maio deste ano.

A projeção do Ministério do Turismo (MTur) em relatório divulgado no início do no é de que, no ano de 2037, o terminal de Aracati deva movimentar quase 194 mil passageiros, o que representa um crescimento da ordem de 93,6% em relação a 2017 (100 mil). E que, com a operação dos voos regionais, o número de passageiros da aviação regional no Ceará cresça 72% nos próximos 20 anos.

De acordo com os dados do levantamento, no último ano, 5,9 milhões de pessoas utilizaram os terminais de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Jericoacoara, Sobral, Iguatu, Crateús e Aracati. Em 2037, o Ministério projeta que esse movimento saltará para 10,3 milhões de passageiros.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.