Aposentado ativo receberá FGTS

Escrito por Redação ,
São Paulo Cerca de 4,2 milhões de aposentados ativos deverão ser beneficiados pela liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para saque mensal do valor depositado pela empresa. O cálculo é do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas ligado à Força Sindical, João Batista Inocentini. De acordo com ele, há cerca de 6 milhões de aposentados que permanecem ativos, 70% deles no mesmo emprego.

A liberação foi feita por meio da Circular nº 404, da Caixa Econômica Federal. Mas, pela circular, podem fazer o saque do saldo na conta vinculada apenas os aposentados que permanecem na mesma empresa e sob o mesmo contrato de trabalho em vigor no momento da aposentadoria. Para ter direito ao saque, o aposentado terá de fazer solicitação em uma agência da Caixa. O FGTS tem valor equivalente a 8% do salário.

Caso o aposentado esteja sob contrato de trabalho assinado após a concessão do seu benefício pelo INSS, na mesma ou em outra empresa, o saque só poderá ser feito após a extinção do contrato atual. Edmundo Benedetti, presidente da Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil avalia que a decisão da Caixa de permitir o saque mensal do FGTS só para aposentados ativos que estão sob o mesmo contrato de trabalho cria uma desigualdade na categoria.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.