Água: reúso atenderá ao dobro da demanda do Cipp

Escrito por Redação ,
Legenda: Com demanda de 1m³/seg, as indústrias do Pecém teriam mais uma fonte com o reúso de água e não precisariam rivalizar com a Capital
Foto: Foto: José Leomar

Anunciado na última terça-feira (23) pelo governador Camilo Santana e com memorando de entendimento já assinado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e pela empresa francesa Suez, o projeto de reúso de água de esgoto tem capacidade para 2 metros cúbicos (m³) de vazão por segundo, o que o torna capaz de atender duas vezes a demanda atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), de 1m³/seg.

"É uma economia boa de água e deve atender não só indústrias do Pecém, que pode até dobrar a demanda que a Cagece pode atender", avalia o Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira.

De acordo com ele, o projeto é estratégico por diversificar o abastecimento e "faz com que a água não seja um elemento de estrangulamento para uma região de crescimento tão forte quanto aquela (do Pecém)". Teixeira ainda reforça a necessidade de mais de uma fonte para atender a Região Metropolitana de Fortaleza e o Cipp, diminuindo essa concorrência.

"Uma siderúrgica, polo metalmecânico em formação, não podem parar, então, é importante ter diversificação das fontes hídricas sem ter concorrência com o atendimento para Fortaleza", afirma o secretário, acrescentando que "independente do trabalho da Cagece, estamos tentando aliviar sistema o Pacoti-Riachão-Gavião".

A empresa

Contatada, a Suez enviou uma nota, na qual "confirma que assinou Memorando de Entendimento com a Cagece para estudar a viabilidade de uma parceria para atuar em serviços ambientais no Complexo Industrial e Portuário do Pecém".

O mesmo texto destaca a capacidade da empresa, responsável por projetos em diversas partes do mundo, todos relacionados a interesses do Estado do Ceará.

"A Suez é uma das líderes mundiais no tratamento de água de reúso e de dessalinização e está pronta para usar seu leque de tecnologias de ponta para ajudar a combater a escassez hídrica no Nordeste brasileiro", acrescenta nota da empresa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.