Acquario ganha sala de exposições do projeto

O empreendimento deve ficar pronto no fim de 2015. A americana ICM Reynolds é a responsável pela obra

Escrito por Redação ,
Legenda: Setur inaugura hoje ambiente de 170 m² que terá telões com vídeos interativos e cinco painéis informativos sobre o empreendimento
Foto: Foto: divulgação

Ao atingir a marca de 20% das obras concluídas, o Acquario Ceará - maior empreendimento turístico planejado pelo Estado até agora - deverá revelar alguns detalhes e até futuras atrações a partir de hoje, quando uma sala de exposições será inaugurada às 17h pela Secretaria de Turismo (Setur) - responsável pelo equipamento - em um espaço próximo de onde o alicerce está sendo erguido.

Com várias etapas em processo de construção simultâneo, pelo que conta a secretaria, o equipamento conta com toda a piscina de concreto que abrigará a base do aquário pronta e possui atualmente 14% da concretagem dos tanques e as lajes do subsolo concluídas. A previsão é que o empreendimento fique pronto no fim de 2015.

As obras estão sob a responsabilidade da empresa americana ICM Reynolds - uma das poucas no mundo que possuem tecnologia capaz de construir equipamentos desta categoria.

Peças direto dos EUA

Toda a estrutura de tubulação que está sendo montada, inclusive, é enviada pela americana ICM Reynolds para o Porto do Pecém. De lá, já foram transportados para a Capital cearense 14 contêineres, de um total de 240. Constituídos de um material chamado HDPE - plástico de alta densidade -, os tubos foram fabricados sob medida para a construção do empreendimento em solo cearense.

A próxima carga esperada está prevista, segundo a Setur, para chegar entre o fim de agosto e o começo de setembro e deve conter painéis de acrílico, bombas para a área de quarenta temporária e uma máquina de solda única no mundo, que não deixa marca ao realizar a emenda das placas de acrílico.

Estrutura

Dispostos em formato retangular em 170 metros quadrados (m²) de área, a sala de exposição projetada pela Setur deve contar com três telões com vídeos interativos, além de cinco painéis informativos sobre a construção do equipamento e o que ele deve proporcionar depois de completamente construído. Pelo que adianta a nota de divulgação da secretaria, a estrutura visa "explicar o projeto desde a sua concepção até a sua arquitetura futurística; detalhar o conceito de 'Endutenimento', que une educação, ciência e entretenimento", além de "mostrar as divisões e atrativos internos, o impacto para a economia do Ceará, e para o estudo da vida marinha".

Espaço de visitação e também de desenvolvimento científico, o equipamento deverá ser gerido por uma empresa privada sob a supervisão do Estado - como já adiantou Bismarck Maia -, mas contará com a parceria do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Labomar.

Mais próximo da população

Com a sala de exposições, a estratégia da Secretaria de Turismo é angariar simpatizantes para o gigantesco aquário que está sendo erguido na Praia de Iracema, próximo a pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses e espaços culturais da Caixa, Sesc e o Centro Cultural Dragão do Mar, com os quais a Setur-CE pretende integrá-lo, criando uma enorme área de entretenimento na capital cearense.

Mais informações:
O horário de visitação da sala de exposição do Acquario Ceará será entre 9h e 19h, diariamente. O endereço é Rua dos Tabajaras, S/N

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.