Abear: procura por voos nacionais cresce 5,51%

Resultado acumulado dos últimos 12 meses passou a ser positivo pela primeira vez, neste ano, com 0,17%

Escrito por Redação ,
Legenda: Companhias aéreas transportaram 7,555 milhões de passageiros no segmento doméstico em agosto. O número representa alta de 3,98%
Foto: Foto: José Leomar

São Paulo. A aviação doméstica brasileira registrou em agosto um crescimento de 5,51% na demanda por voos em comparação com o mesmo mês de 2016, de acordo com informações divulgadas ontem (21) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O resultado marca uma inflexão no resultado da variação acumulada dos últimos 12 meses (setembro de 2016 a agosto de 2017), que passou a ser positiva pela primeira vez este ano, chegando a 0,17%.

A entidade, que apresenta a estatística com base no desempenho de suas associadas (Avianca, Azul, Gol e Latam), ainda informa que a oferta por voos domésticos aumentou 3,65% em agosto, considerando a mesma base de comparação.

Com a demanda crescendo em um ritmo superior à oferta, a taxa de ocupação dos voos domésticos em abril deste ano cresceu 1,42 ponto percentual ante o mesmo mês de 2016, chegando a 80,31%.

No total, as companhias aéreas transportaram, juntas, 7,555 milhões de passageiros no segmento doméstico no mês passado, número 3,98% maior que o verificado em igual período do ano passado.

Em termos de participação de mercado (market share), a Gol se manteve na liderança no segmento doméstico em agosto, com 35,03%, seguida pela Latam, com 34,13%. A Azul ficou em terceiro lugar, com 17,54% de market share, enquanto a Avianca Brasil registrou participação de 13,30%.

Acumulado do ano

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a demanda doméstica apresentou um crescimento de 1,98% ante o mesmo período de 2016, enquanto a oferta doméstica subiu 0,94% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação no acumulado deste ano melhorou 0,82 p.P., para 80,82%.

No total, as empresas transportaram 59 milhões de pessoas no segmento doméstico entre janeiro e agosto de 2017, uma alta de 1,19% em relação aos mesmos meses de 2016.

Internacionais

Segundo a Abear, a demanda por voos internacionais de passageiros cresceu 16,78% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês de 2016. A entidade também informou que, em termos de oferta internacional, foi verificado um aumento de 18,11% no mês passado ante agosto de 2016.

Desta maneira, a taxa de ocupação dos voos internacionais no mês passado ficou em 84,56% uma queda de 0,96 ponto porcentual (p.P ) na comparação com o mesmo mês de 2016.

Dentre as empresas nacionais, a Latam liderou o transporte internacional de passageiros em agosto, com 77,12% da participação de mercado. A Gol teve 10,78% e a Azul respondeu por 11,21%. A Avianca Brasil obteve 0,89% de market share.

Tarifas caíram

As companhias aéreas que já implementaram as novas regras de cobrança por bagagens reduziram tarifas entre 7% e 30%, de acordo com dados da Abear. Os dados preliminares foram colhidos pela associação entre julho e início de setembro.

O presidente da entidade, Eduardo Sanovicz, considerou que dados das companhias indicam uma tendência de queda, ainda que os números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, não apontem essa tendência porque capturam preços anunciados e são influenciados por questões sazonais, como as férias escolares.

Sem bagagem

Ainda segundo a Abear, a parcela de passageiros que viaja sem bagagem atingiu 60% ou mais nas companhias aéreas. Foi de 65% na Gol, 63% na Latam e 60% na Azul.

A maioria dos que compraram os bilhetes sem bagagem de fato viajaram sem levar malas despachadas, segundo Sanovicz. Isso significa que esses passageiros não pagaram tarifas adicionais de bagagem.

A Abear afirmou que os dados sobre isso ainda são preliminares, mas destacou que, no caso da Gol, houve aumento de 50% no volume de viajantes que não despacham bagagens.

Anúncio

A Air France-KLM e a GOL irão realizar uma coletiva de imprensa sobre operação das empresas no Brasil, na sede da Air France-KLM, em São Paulo, na próxima segunda-feira (25), às 9h.

O encontro terá a presença de Jean-Marc Pouchol, diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, e Paulo Kakinoff, presidente da GOL.

Na ocasião, espera-se que seja anunciada qual cidade - Fortaleza, Recife ou Salvador - receberá os novos voos da Air France-KLM no Nordeste. O local escolhido deverá operar rotas diretas para Paris e Amsterdã.

A previsão mais recente da companhia aérea era de que o anúncio ocorresse no mês de agosto deste ano , o que acabou não se concretizando.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.