88,4 mil cearenses já enviaram a declaração do IR

Desse total, 85.224 declarações são originais e outros 3.231 documentos são retificadores

Escrito por Redação ,
Legenda: A expectativa da Receita Federal é que aproximadamente 635 mil cearenses declarem o Imposto de Renda neste ano
Foto: FOTO: SAULO ROBERTO

Faltando aproximadamente um mês e meio para terminar o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018, a Receita Federal recebeu 88.455 declarações no Ceará, das quais 85.224 são originais e 3.231 retificadoras. Isto até às 23h59min59s da última quinta-feira (15), data mais atualizada do levantamento.

A expectativa da Receita, entretanto, é que 635 mil declarações sejam entregues dentro do prazo, que se encerra no dia 30 de abril. No Estado, Fortaleza foi responsável por mais da metade (46.926) do volume entregue.

Formando junto ao Ceará e Piauí a 3ª Região Fiscal, o Maranhão contabilizou o envio de 47.955 declarações, com 46.114 originais e 1.841 retificadoras. Já o Piauí somou 32.045 declarações, sendo 30.849 originais e 1.196 retificadoras.

Sem cravar número, o auditor-fiscal da Receita Federal, Vítor Casimiro, garante que a quantidade de contribuintes que já prestaram contas com o Leão em 2018, no Ceará, é praticamente a mesma verificada em 2017, quando foram entregues ao final de todo o processo 633.030 declarações dentro do prazo.

Conforme o auditor-fiscal, há uma tendência de pico de declarações logo no início do processo, feitas geralmente por quem procura se organizar previamente, mantendo documentos e comprovantes de rendimentos à mão. Um das justificativas para o atraso em declarar o imposto, diz Casimiro, é porque muitos costumam esperar o auxílio de um membro da família ou de um profissional. Feriados como Carnaval e Semana Santa, acrescenta, também interferem na maior celeridade do processo. "A declaração deste ano está bem dentro do esperado. Comparando o dia 16 de março de 2017 com mesmo dia em 2018, por volta das 13 horas, há diferença de 15 a 16 mil declarações a menos no Brasil. O que é pouco frente aos três milhões já declarados".

Em todo o País, a Receita Federal já recebeu mais de 3,2 milhões de declarações do IR. A expectativa, conforme o supervisor nacional do Imposto de Renda, auditor-fiscal Joaquim Adir, é que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração. Além de perder a chance de conhecer melhor os seus direitos para deduzir um eventual imposto, o contribuinte que deixa para se regularizar de última hora perde a chance de quitar o imposto sem juros. "É preciso ter em mente que o prazo não é apenas pra entregar a declaração, mas também pra saber se vai ter imposto a restituir, imposto a pagar ou nada a restituir. Se eu não fiz uma reserva financeira, vou parcelar em várias cotas e com mais juros", afirma o supervisor.

A multa para quem declarar o imposto depois do prazo é de 1% por mês de atraso sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20%. O programa de preenchimento da declaração do IRPF está disponível no site da Receita Federal.

Impostômetro

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) solicitou a retirada do impostômetro, fixado na fachada da sede desde o ano passado.

Em nota, assinada pelo presidente, Robinson de Castro, e outros presidentes e representantes de associações da categoria, o CRC justifica que a remoção se dá em virtude das obras de reforma da área externa. "Em razão da entrega da nova estrutura, o CRC/CE solicitou a remoção do painel eletrônico exposto na fachada da sede", diz a nota.

O equipamento deverá ser removido do local até, no máximo, 30 dias após a notificação oficial, feita no último dia 12.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.