87% dos jovens da Capital querem cursar universidade

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com o levantamento, 55% dos jovens atendidos consideram a falta de segurança como a principal carência em seus bairros
Foto: FOTO: FERNANDA SIEBRA

Uma das faixas etárias que mais encontram dificuldades de inserção no mercado de trabalho, os jovens, especialmente os de Fortaleza, almejam chegar à Universidade. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) com os jovens da Capital atendidos pelos instituto, 87% desejam cursar a universidade. O IJCPM beneficia jovens com idade entre 16 e 24 anos.

> 58% das cidades cearenses com mais de 30 mil habitantes geraram vagas 

A pesquisa também constatou que eles consideram a falta de segurança como a principal carência em seus bairros (55%), seguida pelos problemas de saneamento (30%) e pela ausência de opções de lazer e cultura empatados em 5%. Apesar dos problemas enumerados, 38% deles acreditam que a situação do Brasil vai melhorar nos próximos cinco anos.

De acordo com o estudo, 50% deles admitem não participar de movimentos políticos, apesar de terem interesse em questões relacionadas ao assunto. Entre os temas que mais atraem esse público estão cinema (43%); saúde e música, com 42% cada e questões ligadas à tecnologia, com 33% das respostas. Quando a pergunta é sobre o que menos interessa, as respostas são: celebridades (54%); moda (43%) e política, com 38%.

"Atualmente apesar de várias políticas de qualificação e de inserção de jovens no mercado de trabalho, eles ainda encontram dificuldades em ter acesso ao primeiro emprego num espaço cada vez mais competitivo. Isso faz com que muitos se desanimem e procure empregos informais. Nesse cenário o IJCPM tem papel fundamental, pois além de qualificar busca oportunidades formais de inserção", afirma Edgard Cruz, Coordenador do IJCPM em Fortaleza.

O estudo mostra também que 34% desses jovens que participam do programa social do IJCPM estão à procura de mais conhecimento, enquanto 25% pretendem conseguir um emprego. Outros 19% querem ser um profissional melhor. Desses jovens, um universo de 56% já está no mercado de trabalho. É também um jovem que ainda gosta de ler, com 67% deles informando que leem de um a cinco livros ao ano. Nos finais de semana, o lazer preferido é sair com amigos (26%), a praia (14%) e ficar em casa (12%).

O IJCPM atua ainda em Recife, Salvador e Aracaju. Ao todo, foram 1,3 mil jovens consultados nas capitais. No geral, 88% dessas pessoas sonham com o acesso ao ensino superior. Em Fortaleza, foram 7 mil jovens qualificados por meio do Instituto até agora e 1,4 mil inseridas no mercado de trabalho.

Jovem Trabalhador

Em celebração ao Dia do Jovem Trabalhador, o IJCPM do RioMar Presidente Kennedy e o Ministério do Trabalho realizam, hoje (24), ação com 120 jovens de escolas públicas do entorno. Haverá emissão da 1ª Carteira de Trabalho para os alunos das escolas estaduais Monsenhor Dourado, Valdemar Falcão e Hermínio Barroso.

Os jovens devem levar RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e comprovante de endereço com CEP. Serão entregues 120 senhas no local por ordem de chegada. A ação do IJCPM acontece a partir das 8h, na unidade do Ministério do Trabalho do RioMar Kennedy, que fica localizada no Piso L1 do shopping.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.