30 bairros concentram 82,6% das empresas em Fortaleza

Para reduzir densidade, a Prefeitura está elaborando uma política de captação de novos negócios para a Capital

Escrito por Redação ,

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) trabalhados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza e divulgados ontem, demonstraram que 30, dos 120 bairros da Capital, concentram 82,6% das 1.664 empresas formalmente inscritas no Município. A constatação de que as localidades de maior densidade de empresas também eram as de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo declarou o prefeito Roberto Cláudio, motivou o executivo municipal a articular mais duas pastas - Secretaria de Finanças (Sefin) e Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) - para a elaboração de uma política de atração de empresas para Fortaleza.

"Como se imaginava, há uma grande concentração de estabelecimentos comerciais na Secretaria Regional (SER) do Centro e na (SER) II, e, obviamente, um grande clarão em áreas das Regionais V, VI e em pedaços da II - ali no grande Mucuripe - e na I, na grande Barra do Ceará. Isso demonstra que não é uma grande coincidência que áreas de baixa renda são exatamente aquelas que têm o menor número de áreas comerciais", analisou o prefeito, apontando a definição de incentivos para a captação de novos negócios como uma possibilidade de reverter as desigualdades sociais vistas na Cidade.

Atrativos da Prefeitura

Entre os atrativos que o Município poderá oferecer aos empresários interessados em investir nas áreas menos densas de empresas, Roberto Cláudio destacou reduções no Imposto Sobre Serviços (ISS), no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e no Imposto Sobre a Tramitação de Bens Imóveis (ITBI), além da possibilidade de qualificar mão de obra "dependendo do setor da empresa" e até a doação de um terreno, "se o bairro tiver áreas disponíveis". "A gente tem que estar sempre preocupado em pensar o futuro e não dá para abdicar de receitas externas. A delicadeza desta política é de como construí-la eficiente, atrativa e que ao mesmo tempo não impacte negativamente na nossa arrecadação", destacou Roberto Cláudio. Ainda em formulação, o projeto de captação de empresas deve ser levado à Câmara Municipal no início do próximo ano, pelo que estimou Castro.

Novas estratégias

O Chefe do executivo municipal ainda informou da criação, capitaneada pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), da chamada Rede Municipal de Qualificação (Remuq), a qual deve articular iniciativas de profissionalização que já existem no Município para potencializar o treinamento e identificar as demandas de mão de obra em Fortaleza agora e no futuro.

Outro anúncio do Prefeito da Capital e do secretário Robinson de Castro diz respeito ao fechamento de uma parceria com o Sebrae-CE para execução de uma política de compras governamentais focada nos micro e pequenos empreendedores.

Por fim, na lista de novidades apresentadas, veio a indicação: "Acredito que próximo ano estaremos incluídos na Rede SIM e estaremos adequados ao prazo exigido pela legislação federal, de três dias para abrir uma empresa, se não me engano".

Armando de Oliveira Lima
Repórter

f

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.