1.500 turistas chegarão à Capital no navio Lirica

Mais de 300 táxis irão ao local para evitar a falta de transporte durante o desembarque, visto no último aporte

Escrito por Redação ,
Legenda: O MSC Lirica parte de Maceió a Fortaleza, tendo como destino final a Espanha. A Capital cearense é o último porto brasileiro que o navio vai passar. A previsão é que a embarcação atraque às 7h e saia às 17h do mesmo dia

Cerca de 1.500 turistas estrangeiros e brasileiros chegarão à Capital cearense na próxima segunda-feira (30), a bordo do navio MSC Lirica. A partir das 7h, horário em que a embarcação atracará, pelo menos 300 taxistas estarão no local recebendo os passageiros. O aumento da frota foi decidido ontem (27), durante reunião realizada pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), motivada pelas queixas de falta de transportes feitas por turistas que chegaram à cidade em 20 de março, no navio Preziosa. O Shopping Rio Mar Fortaleza também irá disponibilizar parte de sua frota para atender a demanda do local.

O Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (BPTur) disponibilizará no dia 30 alguns pontos extras de policiamentos e uma viatura circulando de 7h às 19h, no entorno do Terminal Marítimo. Já a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) fiscalizará a atuação dos taxistas no local, enquanto que os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) orientarão os motoristas.

Queixas dos passageiros

No último dia 20, 3.500 passageiros desceram em Fortaleza a bordo do navio italiano MSC Preziosa, onde foram surpreendidos por uma confusão no desembarque. Centenas deles aglutinaram-se em filas desordenadas na saída do Porto do Mucuripe, na tentativa de pegar táxis para conhecer a cidade. Mas devido à pouca quantidade de veículos que surgiram, tiveram que esperar até 1h30 para conseguir um transporte adequado.

A embarcação

O MSC Lirica será o quarto navio que o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza receberá neste ano. A embarcação vem de Maceió e seu destino final será na Espanha. A Capital cearense é o último porto brasileiro onde o navio vai passar. Até o fim de 2015, mais 15 atracações de cruzeiros devem passar pelo local.

Para recepcionar os turistas, a Setfor distribuirá brindes e mapas aos visitantes. No local, também haverá um guichê para orientar e tirar dúvidas em atendimento bilíngue.

Embora passem somente algumas horas em território cearense, com previsão de retorno para às 17h, os turistas que vêm à Fortaleza de navio conseguem movimentar, minimamente, a economia local e, caso sejam bem recepcionados, podem retornar para um período mais longo. A Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) estima que esse tipo de visitante gasta, em média, de R$ 400 a R$ 500 em Fortaleza, em compras em artesanatos ou gastos com comidas e bebidas em pontos turísticos.

Além da opção de conhecer a cidade sendo conduzido por um táxi, o passageiro também têm a alternativa de comprar tíquetes para passeios de ônibus de dentro do navio. Apenas para os visitantes, cerca de 12 ônibus farão excursões para praias e ponto turísticos do Ceará.

O Terminal

O Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza iniciou suas operações durante a Copa do Mundo, no ano passado. Um total de 5.300 passageiros já desembarcaram no local nos três navios que atracaram neste ano. Outros quatro navios já estão agendados para virem à Capital.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.