Foto: Triff / Shutterstock
Estudos sobre o Universo identificaram diferenças entre corpos celestes, como o cometa 3I/Atlas.
Para a Agência Espacial Europeia (ESA), "não há uma fronteira clara” entre eles. Por conta disso, é necessário identificá-los.
Cometas são apelidados de "bolas de gelo sujas" devido à presença de elementos congelados em seus núcleos, enquanto os asteroides são simplesmente "rochas no espaço", segundo a ESA.
Formados a grandes distâncias do Sol, os cometas orbitam em diversas trajetórias e ficam preservados em baixas temperaturas. Eles são constituídos de poeira e gelo.
Um dos cometas mais famosos é o Halley, que orbita em torno do Sol. Ele foi identificado pela primeira vez em 1696 por Edmond Halley. Sua próxima aparição está prevista para 29 de julho de 2061.
Mais recentemente, o telescópio Hubble mostrou em detalhes o cometa interestelar 3I/ATLAS, que atravessa o Sistema Solar numa velocidade de 200 mil km/h
Com órbitas bem definidas e estáveis, um asteroide é um corpo rochoso composto por minerais e metais que orbita no Sistema Solar.
Com tamanhos que variam entre 20 metros e 900 quilômetros de diâmetro, os asteroides ficam concentrados mais precisamente nas órbitas de Marte e Júpiter.
Confira outros conteúdos de Ciência.