Foto: Dima Zel/Shutterstock
Planeta Terra registra dia com menos de 24 horas de duração nesta quarta-feira (9)
A previsão é que a duração desta quarta seja 1,30 milissegundo menor que os demais dias de 2025, conforme dados do Observatório Nacional.
Em média, a Terra leva 24 horas para completar uma volta em si — algo conhecido como rotação. Porém, quando há uma aceleração momentânea da velocidade desse movimento, a duração do dia reduz.
Não há uma resposta definitiva de por que isso ocorre. No entanto, grandes terremotos, o movimento do núcleo da Terra, a oscilação dos polos geográficos, entre outros fenômenos, podem alterar temporariamente a velocidade da rotação do Planeta.
Não. Dias curtos, como esta quarta, são imperceptíveis, já que se tratam de poucos milissegundos. O fenômeno também não é novo, inclusive, em 5 de julho de 2024, o dia teve 1,66 milissegundo a menos. E mais: há cerca de 600 milhões de anos, o dia na Terra durava apenas 21h.
O dia com menor duração deste ano está previsto para ser 5 de agosto, quando a Terra demorará cerca de 1,57 milissegundo a menos para completar a volta no próprio eixo. Antes disso, deve haver outra diferença de menos 1,38 milissegundo em 22 de julho.