Foto: Shutterstock/PeachY Photograph.
Aprenda a criar prompts detalhados para receber as sugestões que mais combinam com você.
O ChatGPT opera com base em dados e contextos oferecidos pelo usuário. Por isso, um pedido vago como "me recomende um filme de ação" pode não ter o resultado que você espera. Seja claro e diga à ferramenta o que gosta e o que não gosta.
Especifique o gênero e o subgênero de sua preferência. Em vez de "terror", prefira escrever "terror psicológico" ou "slasher". No lugar de "comédia", "comédia romântica" ou "humor absurdo".
Mencione filmes, séries, diretores ou roteiristas que você admira. Isso também ajuda a ferramenta a entender o que você gosta.
Se for um filme ou uma série de suspense, peça "sem sustos fáceis (jump scares)", por exemplo. Ou diga que evita finais tristes ou que não gosta de violência excessiva.
Detalhes que contextualizem a sua situação também são importantes. Por exemplo, você pode dizer que quer uma indicação de filme curto para assistir à noite ou uma série longa para maratonar no feriado.
Depois de receber as primeiras sugestões, você pode continuar conversando com o ChatGPT para entender por que ele indicou aquelas produções ou pode pedir para ele fazer comparações entre opções A, B ou C, por exemplo.
Acompanhe as novidades sobre o ChatGPT no Diário do Nordeste.