Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
O Ministério da Saúde começou a distribuir o Trastuzumabe Entansina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com nome comercial Kadcyla, o medicamento é voltado para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, forma agressiva da doença que estimula o crescimento das células tumorais.
É um medicamento que associa um anticorpo contra a proteína HER2 (trastuzumabe) com um fármaco (entansina) que inibe uma proteína fundamental para a multiplicação das células.
O Trastuzumabe Entansina é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2- positivo em estágio III.
O primeiro lote chegou no último mês de outubro, e as próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. O Ceará recebeu quase 600 unidades do medicamento em outubro de 2025.
Ao todo, foram investidos R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento — sendo 17,2 mil unidades de 100 mg e 17,2 mil de 160 mg. O valor negociado pelo Ministério da Saúde foi cerca de 50% abaixo do mercado.
Segundo o Ministério da Saúde, os insumos atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, e 1.144 pacientes serão beneficiadas ainda neste ano. A incorporação do Trastuzumabe Entansina amplia as opções de tratamento no SUS e oferece mais perspectivas de controle da doença.
Acompanhe o site do Diário do Nordeste.