Foto: Jerônimo Gonzalez / Ministério da Saúde
Veja quem pode pegar absorventes na Farmácia Popular e como emitir autorização
O acesso aos absorventes por meio do programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal, ficou mais fácil. Agora, as pessoas beneficiárias podem conseguir uma autorização para a retirada dos itens em postos de saúde.
Antes, a autorização era emitida somente por meio virtual, no aplicativo Meu SUS Digital. A inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS), anunciada durante o lançamento do Fórum de Mulheres na Saúde, no dia 28 de outubro, busca ampliar o alcance ao programa.
Qualquer profissional de saúde vai poder emitir a guia de autorização, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde. Com isso, também fica mais fácil identificar beneficiárias elegíveis ao programa durante os atendimentos de saúde.
Além disso, adolescentes entre 12 e 16 anos também vão poder retirar os absorventes sem a necessidade de estarem acompanhadas pelos pais ou por responsáveis.
O Programa Dignidade Menstrual é voltado para pessoas de 10 a 49 anos inscritas no CadÚnico e que tenham renda mensal de até R$ 218; ou a estudantes de baixa renda da rede pública; ou a pessoas em situação de rua.
O programa dá direito a 40 unidades de absorventes menstruais para um período de 56 dias, relativo a dois ciclos menstruais. Todas as unidades podem ser retiradas de uma vez só ou em pacotes menores até atingir o limite.
Cada autorização dura seis meses (180 dias) e deve ser reemitida após utilização. A nova autorização poderá ser emitida pelo aplicativo Meu SUS Digital ou em qualquer UBS.
Os absorventes podem ser retirados em qualquer Farmácia Popular credenciada ao Programa Dignidade Menstrual.
Para a retirada, é necessário apresentar um documento pessoal com foto, CPF e a autorização impressa ou digital.
Acompanhe o site do Diário do Nordeste.