Paixão de Cristo de Pacatuba completa 50 anos e deve receber 20 mil pessoas no fim de semana

Espetáculo religioso é considerado o maior a céu aberto do Ceará e é um dos mais conhecidos do Nordeste

Escrito por Redação ,
Cerca de 300 pessoas se envolveram na edição comemorativa do espetáculo
Legenda: Cerca de 300 pessoas se envolveram na edição comemorativa do espetáculo
Foto: Divulgação

“Um grande espetáculo feito pelo povo para o povo”: é assim que Clayson Viana, diretor geral da Paixão de Cristo de Pacatuba, define o evento, um dos mais tradicionais e o maior a céu aberto do Ceará. Desde a primeira edição, em 1974, o espetáculo se destaca pelo caráter popular e pela dedicação dos moradores da cidade, que participam de todas as etapas da produção, da cenografia às atuações. 

Em 2024, ano em que a peça completa 50 anos de história, cerca de 300 pessoas se envolveram na produção, que segue em constante reinvenção. Uma das novidades deste ano é a própria direção de Clayton, que, por ter experiência como coreógrafo, investiu em um balé e novos figurinos para trazer inovação à peça clássica.

Seguindo a tradição, neste ano, o espetáculo ocorre na próxima quinta-feira (28) e na Sexta-feira Santa (29). São esperadas 20 mil pessoas durante as duas noites, vindas de todo o Ceará e também de outros estados.

Espetáculo ocorre na Praça da Paixão, no Centro da cidade
Legenda: Espetáculo ocorre na Praça da Paixão, no Centro da cidade
Foto: Divulgação

O evento possui oito cenários: Palácio de Caifás, Palácio de Herodes, Palácio de Pilatos, Palácio da Última Ceia, Templo de Jerusalém, Flagelação de Jesus, Horto das Oliveiras e o Túmulo da Ressurreição. 

Para assistir à peça, basta doar um quilo de alimento não perecível, caso deseje assisti-la na arquibancada, ou dois quilos de alimento, para acesso ao camarote. Os alimentos serão repassados à Secretaria de Assistência Social de Pacatuba, que fará a distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social.

De veterano a novos talentos, elenco é 95% pacatubano 

O diretor Clayson Viana conta que um dos diferenciais do evento em relação a outros do País é contar com um elenco quase inteiramente local: 95% dos atores que se apresentam nesta edição são pacatubanos. 

“O que tornará mais do que especial são as pessoas envolvidas na obra. Cada um tem sua história dentro e fora da Paixão de Cristo e isso transforma o ambiente, as cenas e todo o material envolvido”, destaca.

Uma novidade é que, neste ano, haverá maior participação de crianças da cidade na peça. Mas não apenas os jovens talentos devem ter destaque: parte do brilho do espetáculo se dá aos atores que há muito tempo se dedicam a celebrar a Paixão de Cristo.

Paixão de Cristo de Pacatuba é a mais tradicional do Ceará
Legenda: Paixão de Cristo de Pacatuba é a mais tradicional do Ceará
Foto: Divulgação

Exemplo disso é a participação do ator e servidor público Rozalbo Oliveira, de 52 anos, que há 21 emociona milhares de pessoas ao interpretar Jesus no espetáculo – e, mesmo depois de tanto tempo, também segue se emocionando.

“A emoção é ímpar a cada ano. A responsabilidade de representar o maior Homem da História é singular. E, ao ver a emoção e alegria dos que assistem ao espetáculo, dá um sentimento de gratidão”, afirma o artista.

Celso Soares, 74, participa da Paixão de Cristo desde a primeira edição
Legenda: Celso Soares, 74, participa da Paixão de Cristo desde a primeira edição
Foto: Arquivo pessoal

Mas nem todos que há muito tempo participam se dedicam ao mesmo papel todos os anos. O servidor aposentado Celso Soares, 74, é símbolo dessa versatilidade: atuando na Paixão de Cristo de Pacatuba desde a primeira edição, não há quem conheça a história e os detalhes do espetáculo como ele.

No começo, Celso atuou como Caifás; depois, se tornou Herodes. Hoje, atua como Arimateia, na defesa de Jesus Cristo. “É uma experiência com muito peso, porque é um momento que exige de cada ator aquela conduta de viver, propriamente dito, a Paixão e morte ao vivo, praticar aquele ato. Mas graças a Deus, até o momento, nossos atores têm assumido bem esse papel”, conta.

Assim como Rozalbo, desde o início, Celso mantém a emoção e a fé para representar da melhor forma em um espetáculo de tão grande responsabilidade. Com alegria, ele ressalta que a reinvenção e atualização técnica e dramática do espetáculo é necessária para reproduzir a história de Cristo da melhor forma.

A Paixão de Cristo é um momento que não é só agora, é um momento que vem da história, da vida, desde o nascimento de Jesus Cristo até ele se entregar pela nossa salvação. Nós, com esse pensamento de positividade e religiosidade, tomamos a atitude de iniciar esse trabalho. 
Celso Soares
servidor aposentado e ator da Paixão de Cristo de Pacatuba

No início, lembra o aposentado, a apresentação ocorria pelas ruas de Pacatuba; hoje, os cenários são fixos, na Praça da Paixão, com estrutura que permite que o público possa acompanhar atentamente e prestigiar as atuações de seus conterrâneos.

“A nossa Via Sacra tem destaque justamente por causa da participação grandiosa e responsável de cada ator. É o adulto, o adolescente, jovem, criança, todo mundo se envolve”, celebra.

Emocionado, Celso afirma que a festa da fé “não pode parar”, e conta que, após essa edição, já deve começar a se preparar para a próxima. “Enquanto eu vivo tiver e as condições de vida permitirem, eu estarei lá participando, porque é um momento marcante, que toca cada um de nós. Não podemos abandonar essa tradição, cada ano tem que estar mais vivo, mais presente”.

Serviço
Paixão de Cristo de Pacatuba – 50ª Edição
Quando: Quinta-feira (28), às 20h, e sexta-feira (29), às 19h
Onde: Praça da Paixão – Pacatuba
Entrada: 1kg de alimento (arquibancada) / 2kg de alimento (camarote)