Dia Mundial do Café: veja lugares para comemorar a data em Fortaleza

Dia que celebra mundialmente a bebida pode ser comemorado em diferentes bairros da Capital

Escrito por João Gabriel Tréz , joao.gabriel@svm.com.br
Dia Mundial do Café é comemorado neste domingo (14); confira opções para celebrar a data em Fortaleza
Legenda: Dia Mundial do Café é comemorado neste domingo (14); confira opções para celebrar a data em Fortaleza
Foto: Freepik

Seja para iniciar o dia logo cedo ou para arrematar o almoço, o café é parte importante do cotidiano de milhões de pessoas pelo mundo. Proeminente em especial no Brasil — onde é produção agrícola de destaque, com previsão para 2024 de safra estimada em 58,08 milhões de sacas de grãos beneficiados —, a bebida é celebrada globalmente neste 14 de abril, o Dia Mundial do Café.

Para fazer parte da festa, nada melhor do que aproveitar para saborear a bebida das mais variadas formas e grãos disponíveis no mercado. Em Fortaleza, é possível experimentar inclusive diferentes maneiras de preparo, além de outros diferenciais espalhados por cafeterias em toda a Cidade.

O Verso preparou um guia com sete estabelecimentos de diferentes bairros da capital cearense, da Barra do Ceará ao Guararapes, onde é possível comemorar o Dia Mundial do Café. Confira!

Veja também

Chacra Cafeteria

Aberta em abril de 2023, a Chacra Cafeteria celebra um ano neste mês e se apresenta como uma mistura entre as culinárias libanesa e sertaneja. Essa conexão internacional se dá, em especial, nas opções de comida do local, que vão do kibe ao cuscuz, passando por diferenciais como o cheesecake de baklawa. 

Quanto ao café, a casa oferta aos clientes 24 tipos de grãos especiais e quatro métodos de extração. Além do clássico café expresso, a Chacra também conta com café turco, descrito como uma "bebida espessa, de corpo intenso".

Neste domingo, o espaço promove uma degustação especial de sete grãos da casa, a partir das 14h30, com investimento de R$ 90 por pessoa. O momento inclui pratos harmonizados para cada grão.

Chacra Cafeteria é opção de local para celebrar o Dia Mundial do Café em Fortaleza
Legenda: Chacra Cafeteria é opção de local para celebrar o Dia Mundial do Café em Fortaleza
Foto: Reprodução / Instagram

Quando: de terça a sexta, de 11h às 21 horas, e sábado e domingo, de 7h30 às 21 horas
Onde: av. Rogaciano Leite, 1735 - Guararapes
Mais informações: (85) 99725-1900 ou no Instagram @chacracafeteria

Cafofo - Café com Plantas

Outro espaço com um ambiente singular, o Cafofo - Café com plantas afirma já no nome qual o diferencial do espaço. Repleta de diferentes espécies de plantas e flores, a casa convida para "desopilar e se deliciar".

Com coado, expresso e gelado, o cardápio inclui opções como o Café Americano, Café Bombom e Café Expressolly. Há ainda cardápio de diferentes cappuccinos e moccas, além de misturas como o chá-mate gelado com café, para refrescar e energizar.

O Cafofo ainda conta com loja de plantas ornamentais, sendo possível não só aproveitar os sabores do espaço, mas adquirir novas plantas para casa.

Cappuccino com avelã é uma das opções do cardápio do Cafofo
Legenda: Cappuccino com avelã é uma das opções do cardápio do Cafofo
Foto: Reprodução / Instagram

Quando: de quarta a domingo, de 8h às 12 horas e de 16h às 20 horas
Onde: rua Prof. Heribaldo Costa, 794 - Henrique Jorge
Mais informações: (85) 99779-1258 ou no Instagram @cafofocafecomplantas

Tipo Café

Cafeteria e coworking, o Tipo Café é mais um espaço que conquista inicialmente pelo charme da ambientação, seja na decoração interna ou nas plantas que trazem aconchego na área externa.

No cardápio, a especialidade da casa são cafés filtrados, abraçando a perspectiva do chamado "slow coffee" — que valoriza o saborear não somente da bebida em si, mas dos momentos que a rodeiam, que vão de uma reunião entre amigos à leitura de um livro. 

Além das opções citadas, há, até, mistura alcoólica da bebida diária: na caipirinha de café do estabelecimento, a clássica e brasileiríssima receita que leva cachaça e limão é acrescida de grãos de café no preparo.

Tipo Café aposta em cafés filtrados e traz outras opções de preparo da bebida que incluem uma caipirinha
Legenda: Tipo Café aposta em cafés filtrados e traz outras opções de preparo da bebida que incluem uma caipirinha
Foto: Reprodução / Divulgação

Quando: de segunda a sábado, de 15h às 21 horas
Onde: rua José Vilar, 3040 - loja 2 - Dionísio Torres
Mais informações: (85) 99653-4414 ou no Instagram @tipo.cafe

Amika Coffeehouse

Já há mais de 10 anos marcando lugar no mercado de cafés de Fortaleza, o Amika Coffehouse une o desfrute da bebida à formação, venda de cafés especiais e também torrefação de grãos.

Na parte do cardápio dedicada aos cafés, as opções vão do espresso tradicional à bebida batizada "A vaca não foi pro brejo", que leva leite de aveia vaporizado. Há ainda opções quentes de cappuccino com calda de chocolate especial ou com creme e pedaços de pistache. As opções geladas vão do Coffee On The Rocks — café filtrado extraído sobre gelo — e affogato, com espresso, sorvete, chantilly e biscoitinho para acompanhar.

O estabelecimento oferece, ainda, diferentes cafés especiais de todo o Brasil, acessórios como filtros e porta filtros e cursos de filtrados e até de barista.

Venda de cafés especiais é diferencial do Amika Coffehouse, que oferece ainda diferentes opções com café para saborear
Legenda: Venda de cafés especiais é diferencial do Amika Coffehouse, que oferece ainda diferentes opções com café para saborear
Foto: Diego Estrela / Reprodução Instagram

Quando: de segunda a sábado, de 11h30 às 19 horas
Onde: av. Des. Moreira, 2689 - Dionísio Torres
Mais informações: no Instagram @amikacoffee

Casa 1859

Cafeteria que também oferece serviços de padaria e self-service na Parquelândia, a Casa 1859 traz no cardápio opções pequenas e grandes de cafés quentes e gelados. 

Uma das delícias mais novas do cardápio e que é destaque é o milkshake de café, que traz sorvete de creme batido com café espresso, além de cappuccino em pó e finalizado com calda de chocolate.

Opções mais clássicas, do espresso ao filtrado, passando pelo café coado na hora, também compõem o cardápio. É possível, ainda, aproveitar os combos de café da manhã ou tarde do espaço, que unem bebidas a pratos da casa.

Café, padaria e self-service, Casa 1859 é opção na Parquelândia
Legenda: Café, padaria e self-service, Casa 1859 é opção na Parquelândia
Foto: Reprodução / Instagram

Quando: de segunda a sábado, de 9h às 21h30, e domingo, de 16h30 às 21h30
Onde: rua Gustavo Sampaio, 1859 - Parquelândia
Mais informações: (85) 3393-0905 ou no Instagram @casa1859_

Marco Zero Café

Com destaque à culinária cearense e tendo aspecto histórico por se localizar em um casarão histórico próximo ao Marco Zero de Fortaleza, o Marco Zero Café é uma boa pedida para a comemoração.

O espaço traz o café em diferentes versões, da simples à cremosa, passando por cappuccinos especiais e até frapê. Entre as versões incrementadas de bebidas, a casa oferta aos clientes o cappuccino de paçoquita. 

Para acompanhar, há pratos que vão da tapioca ao cuscuz, e chegam até a sabores cearenses como a bruaca, o feijão verde e o arroz cremoso de carne de sol. Além do cardápio de comidas e bebidas, o Marco Zero ainda oferece programação artística e cultural.

Quando: de segunda a sexta, de 16h às 22 horas, e sábado e domingo, de 8h às 12 horas e de 16h às 22 horas
Onde: rua Dr. José Roberto Sales, 700 - Barra do Ceará
Mais informações: (85) 98894-8263 ou no Instagram @marcozerocafe

Consulado Café

Em um espaço que chama a atenção pela ambientação e decoração, o Consulado Café apresenta um cardápio de cafés que vai do simples ao elaborado: entre as opções, há café com creme de avelã, café critus coffee (com creme branco e raspa de tangerina) e shakerato (expresso batido com gelo, limão e açúcar).

Entre outras opções diferentes, os shakes e long drinks são a pedida para explorar sabores e misturas. O Suco Premium, por exemplo, mistura café gelado, suco de laranja, leite condensado e creme de leite.

No âmbito das comidas, sobremesas, crepes, salgados, sanduíches e, em especial, waffles compõem o cardápio do Consulado Café.

Quando: de segunda a quarta, de 8h às 21 horas, e de quinta a domingo, de 8h às 22 horas
Onde: av. Bezerra de Menezes, 216 - Farias Brito
Mais informações: (85) 98607-6124 ou no Instagram @consuladocafe_

Assuntos Relacionados