Pode comer carne na Quarta-Feira de Cinzas? Entenda a tradição

Data marca o início da Quaresma, que convida os católicos à prática da oração e conversão ao evangelho

Escrito por Redação ,
Quarta-feira de Cinzas
Legenda: Para os católicos, a Quarta-feira de Cinzas marca o início dos 40 dias de penitência, reflexão e abstinência que antecede a Páscoa
Foto: Shutterstock

Para os católicos, a Quarta de Cinzas simboliza o início do tempo da Quaresma, o período de preparação que antecede a Páscoa — que, neste ano, será celebrada em 31 de março.

A Quaresma é marcada, para a Igreja Católica, por momentos de reflexão, oração, penitência e caridade. Assim, em 2024, o período de penitência para os cristãos se inicia nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, e termina no dia 28 de março, a Quinta-feira Santa.

Entre essas duas datas, a igreja relembra os fiéis dos 40 dias em que Jesus foi tentado pelo Satanás no deserto. Esse período inspira reflexões de arrependimentos e ações de mudanças. 

Pode comer carne?

Como a Quarta-feira de Cinzas marca o início dos 40 dias de penitência, reflexão e abstinência que antecede a Páscoa, a Igreja Católica impõe a abstinência de carne neste dia, assim como nas sextas-feiras da Quaresma, e na própria Sexta-feira Santa. 

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a abstinência de comer carne é "obrigatória a partir dos 14 anos". 

Veja também

O gesto, dependendo da determinação da Conferência Episcopal de cada país, pode ser substituído por outro tipo de mortificação ou oferecimento como a oração do terço.

Assuntos Relacionados