Pais de jovem responsável por ataque em escola de Michigan, EUA, são condenados à prisão

Na chacina, o adolescente, então com 15 anos, provocou a morte de quatro colegas, além de deixar sete feridos

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Jennifer Crumbley olha para seu marido James Crumbley durante a sentença por quatro acusações de homicídio culposo pelas mortes de quatro estudantes da Oxford High School por seu filho, o atirador de uma escola em massa Ethan Crumbley, em 9 de abril de 2024 no Tribunal do Condado de Oakland em Pontiac, Michigan. Pais de jovem responsável por ataque em escola de Michigan, EUA, são condenados a prisão
Legenda: Mãe de adolescente pediu desculpas "pela dor causada" pelo filho e pai disse lamentar perdas das famílias das vítimas
Foto: BILL PUGLIANO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Jennifer Crumbley e o marido James, pais do adolescente Ethan Robert Crumbley, foram condenados a 10 e a 15 anos de prisão, nessa terça-feira (9), devido aos crimes cometidos pelo filho, responsável por matar quatro alunos e ferir outros sete durante um ataque a uma escola do estado norte-americano do Michigan, em 2021. O jovem tinha 15 anos na época da chacina e, ano passado, foi julgado como adulto e sentenciado à prisão perpétua

Essas condenações confirmam atos repetidos ou a falta de ações que poderiam ter detido um trem desgovernado que se aproximava."
Cheryl Matthews
Juíza do Tribunal do Condado de Oakland

A magistrada reprovou James Crumbley por permitir que o filho tivesse “acesso irrestrito” a armas e munições, e disse a mãe do adolescente que a atitude dela foi “apática e indiferente”.

“O sangue do nosso filho está em suas mãos”, disse ao casal o pai de uma vítima de 17 anos, Craig Shilling.

Veja também

'Peço desculpas pela dor causada'

Antes de a juíza proferir a sentença, o casal se dirigiu às famílias das vítimas presentes no tribunal. “Estou aqui hoje não para pedir o seu perdão, que pode estar além do possível, e sim para expressar minhas sinceras desculpas pela dor causada”, disse Jennifer Crumbley.

A mãe de Ethan explicou que, dias antes do ataque, o marido havia comprado a arma para o jovem como presente de Natal. Ela levou o menino a um estande de tiro no dia seguinte.

"Lamento a sua perda por causa do que o meu filho fez", disse James Crumbley.

No dia do crime, em novembro de 2021, o casal foi chamado à escola devido a um desenho violento que uma professora encontrou na mesa de Ethan. Na época, os pais do jovem foram alertados sobre a necessidade de que ele recebesse atendimento psicológico.

Então, os dois teriam se negado a levar o filho para casa e o estudante retornou para a sala de aula. Mais tarde, entrou em um dos banheiros, saiu armado e abriu fogo contra os alunos

Em meio à onda crescente de incidentes com armas de fogo envolvendo jovens nos Estados Unidos, aumenta a pressão para os pais serem punidos.

Assuntos Relacionados