G7 é convocado por Biden para dar resposta diplomática ‘unida’ ao Irã

Anúncio foi feito após país disparar drones e mísseis contra Israel

Escrito por Redação ,
Biden se reúne com sua equipe de segurança nacional após Irã atacar Israel
Legenda: Biden se reúne com sua equipe de segurança nacional após Irã atacar Israel
Foto: Reprodução/X @potus

Os líderes do G7 serão convocados para coordenar "uma resposta diplomática unida ao descarado ataque do Irã". O anúncio foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo (14), após ligação telefônica com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Na conversa, Biden teria exaltado a capacidade de Israel para se defender e derrotar até mesmo ataques sem precedentes, “enviando uma mensagem clara aos seus inimigos de que não podem ameaçar eficazmente a segurança de Israel".

Veja também

Em comunicado, o presidente dos Estados Unidos afirma que os militares do seu país, sob sua orientação, transferiram aeronaves e destroieres de defesa contra mísseis balísticos para a região ao longo da semana passada. 

"Graças a estes destacamentos e à extraordinária habilidade dos nossos militares, ajudamos Israel a derrubar quase todos os drones e mísseis que chegavam".

Biden foi à Casa Branca ao saber do ataque do Irã contra Israel. Na conta oficial da Presidência dos EUA no X (antigo Twitter), ele publicou a foto da reunião com sua equipe de segurança nacional e reafirmou seu compromisso com a segurança de Israel contra as ameaças do Irã.

Drones e mísseis do Irã são interceptados

As Forças de Defesa de Israel (IDF) comunicaram que o Irã teria disparado mais de 300 mísseis e drones contra Israel. O porta-voz dos militares, Daniel Hagari, disse que 99% dos projéteis foram interceptados.

Além disso, segundo outro porta-voz do IDF, o Irã disparou 180 drones com explosivos, 120 mísseis balísticos e 30 mísseis de cruzeiro.

Base no sul do Israel foi atingida

Mísseis do Irã causaram danos à infraestrutura da Base Aérea de Nevatim, no sul de Israel, classificados como pequenos, o que manteve a base funcionando normalmente. "O Irã pensou que seria capaz de paralisar a base e assim danificar as nossas capacidades aéreas, mas falhou”, disse o porta-voz Hagari.

"A ameaça iraniana encontrou a superioridade aérea e tecnológica das IDF", afirmou o porta-voz durante pronunciamento.

Criança foi vítima de ataque

Segundo o site The Time of Israel, uma menina de 7 anos ficou gravemente ferida após ser atingida por estilhaços de um míssil balístico interceptado que caíram sobre sua casa. Ela passou por cirurgia e está na UTI.

O que diz o Irã

A agência estatal do Irã afirmou que mísseis disparados pelo país ultrapassaram o sistema de defesa de Israel. O Domo de Ferro, sistema de defesa antimísseis, interceptou a maioria dos projéteis, que foram abatidos antes que cruzassem o território israelense, segundo as Forças Armadas locais.

O governo do Irã ainda fez um alerta, por meio da Missão Permanente do Irã nas Nações Unidas, no X: “O assunto pode ser considerado encerrado. Contudo, caso o regime israelita cometa outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelita desonesto, do qual os EUA devem ficar longe”.

A resposta de Israel

Já o primeiro-ministro Netanyahu, em discurso transmitido pela TV, antes  do anúncio sobre os drones iranianos, garantiu que seu país está preparado para enfrentar qualquer cenário, "tanto em defesa quanto em ataque", acrescentando que Israel conta com o apoio dos Estados Unidos e "de muitos outros países". 

(Com AFP)