Foto: Vchal/Shutterstock
Confira o calendário e saiba como observá-los.
A Lua passará pelo primeiro quarto, aparecendo proeminente no céu noturno e se pondo no meio da noite. De Fortaleza, será visível logo após nascer, às 11h05, até pouco antes de se pôr, às 23h20.
A Lua vai atingir sua fase cheia nesta época do mês, sendo visível durante boa parte da noite, elevando ao anoitecer e se pondo ao amanhecer. É chamada "Lua do Esturjão" porque as tribos nativas norte americanas pescavam esturjões ao fim do verão.
Vênus e Júpiter farão uma aproximação. De Fortaleza, o par será visível às 3h12, atingindo altitude de 29º acima do horizonte nordeste antes de desaparecer ao amanhecer, por volta de 5h24.
A Lua, Saturno e Netuno também se aproximarão. De Fortaleza, o trio estará visível no céu da noite, se tornando acessível por volta de 21h01, quando estiver a uma altitude de 10º acima do horizonte leste da Capital. O ponto mais alto no céu será às 2h17.
A chuva de meteoros Perseidas estará ativa até 24 de agosto, atingindo seu pico entre 17h do dia 12 e 3h do dia 13. De Fortaleza, a chuva só não será visível antes das 23h40 de cada noite. Ela permanecerá ativa até o amanhecer, por volta das 5h15.
A Lua passará pela fase do último quarto, nascendo no meio da noite e aparecendo proeminente no céu antes do amanhecer. De Fortaleza, será visível após nascer, às 23h16, até pouco antes de se pôr, às 11h08.
A Lua e a M45 farão uma aproximação, passando a apenas 55,3 minutos de arco uma da outra. De Fortaleza, o par será visível no céu às 23h45, atingindo uma altitude de 60° acima do horizonte norte, antes de desaparecer de vista ao amanhecer, por volta das 5h04.
A chuva de meteoros κ-Cygnid estará ativa até 25 de agosto, chegando ao pico no dia 18. Durante esse período, haverá chance de ver meteoros κ-Cygnid sempre que o ponto radiante do chuveiro estiver acima do horizonte. O número de meteoros visíveis aumenta quanto maior for o ponto radiante no céu.
Visto de Fortaleza, Mercúrio atingirá seu ponto mais alto no céu em agosto e setembro. De Fortaleza, esta aparição não será uma das mais proeminentes e difíceis de observar, atingindo uma altitude máxima de 17° acima do horizonte a nascer do sol em 19 de agosto.
Mercúrio atingirá sua maior separação do Sol entre agosto e setembro e estará brilhando intensamente. De Fortaleza, esta aparição não será uma das mais difíceis de observar, atingindo altitude máxima de 17° acima do horizonte a nascer do sol em 19 de agosto.
Lua e Júpiter compartilharão a mesma ascensão reta. Mais ou menos ao mesmo tempo, também farão uma aproximação. De Fortaleza, o par será visível às 2h51, atingindo uma altitude de 33° acima do horizonte nordeste antes de desaparecer de vista ao amanhecer, por volta de 5h22. O fenômeno será visível a olho nu ou através de um par de binóculos.
Mercúrio atingirá metade da fase em agosto e setembro. De Fortaleza, esta aparição não será uma das mais difíceis de observar, atingindo uma altitude máxima de 17° acima do horizonte a nascer do sol em 19 de agosto.
Lua e Marte compartilharão a mesma ascensão reta. Quase ao mesmo tempo, também farão uma aproximação. De Fortaleza, o par será visível às 18h10 acima do horizonte oeste, à medida que o crepúsculo se dissipa na escuridão. O fenômeno será visível a olho nu ou com um par de binóculos.
Assim como no início do mês, a Lua passará pelo primeiro quarto novamente, aparecendo proeminente no céu noturno e se pondo no meio da noite. De Fortaleza, será visível logo após o nascer, às 11h03, até pouco antes de se pôr, às 23h23.
A agenda foi elaborada a pedido do Diário do Nordeste pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Lepa) do Observatório Astronômico Otto de Alencar, na Universidade Estadual do Ceará (Uece). A relação foi avaliada por Arthur Feitosa Moreira e Yarlei dos Santos Barbosa.
Acompanhe a página sobre Ciência do Diário do Nordeste.