Brasil terá novo modelo de carteira de motorista em 2022; veja os detalhes

Nova CNH estará disponível a partir de 1° de junho para recém-habilitados, aos que precisarem de 2ª via ou renovação do documento

Escrito por Redação ,
Nova CNH
Legenda: A partir de 1° de junho de 2022, o Brasil terá um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Foto: Reprodução

A partir de 1° de junho de 2022, o Brasil terá um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A versão do documento foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através da resolução 886/2021

Veja também

Predominantemente nas cores verde e amarelo, a nova CNH contará com uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. O documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. 

A troca imediata para o novo modelo não será obrigatória. A partir de junho, o documento será emitido para quem precisar de segunda via, aos recém-habilitados e para quem renovar a CNH. 

Documento
Legenda: O modelo é predominantemente nas cores verde e amarelo
Foto: Reprodução

O documento também terá a inclusão da letra “P” para indicar que o condutor tem permissão para dirigir, ou “D” para apontar que o motorista tem CNH definitiva.

Também será exibido se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar as restrições médicas.