As lições que Alan Neto deixa a uma nova geração de jornalistas

Alan fez um jornalismo provocador, com senso crítico, que bota o dedo na ferida e não abaixa a cabeça

Legenda: Jornalista Alan Neto morreu aos 83 anos
Foto: Reprodução/YouTube

É emocionante ler as palavras de Tom Barros e também de Wilton Bezerra em homenagem a Alan Neto, em sua partida. Longe, muito longe da pretensão de abordar da mesma perspectiva de quem o acompanhou por décadas, tento falar sobre o Trem Bala de uma ótica diferente. Por que Alan marcou gerações e parte deixando muitas lições a vários jovens jornalistas, inclusive este colunista.

Alan Neto foi um dos maiores nomes da crônica esportiva cearense. Independente de você gostar ou não do estilo, é inegável o quanto ele transformou a maneira de fazer jornalismo por aqui. Irreverente, cáustico e polêmico, transformava seus programas em uma verdadeira pândega.

Criou personagens, roteiros e, acima de tudo, moldou jornalistas.

É incrível ver os relatos que retratam generosidade e cordialidade nas diversas homenagens a Alan Neto. E como MUITA gente do jornalismo cearense tem boas histórias dele.

Por um tempo, tive a honra de editar algumas vezes sua Coluna, no Jornal O Povo. Sempre inusitada e totalmente fora da lógica, com uma linguagem própria e jeito único de costurar as ideias.

Alan fez um jornalismo provocador, com senso crítico, que bota o dedo na ferida e não abaixa a cabeça. Um jornalismo instigante, que vai atrás, que fustiga, que não se contenta com o "café requentado" e quer sempre um fato novo. Que vai pra rua e não espera a informação cair no colo.

E são estas algumas das lições que ele deixa a uma nova geração de jornalistas.

Em tempos de gerações cada vez mais digitais, e até de um certo comodismo trazido pelas redações, Alan relembra o que é fazer Jornalismo.

Independente de você ter 20 ou 70 anos, com certeza tem alguma lembrança de Alan. Um comunicador que marcou gerações.

O maquinista do Trem Bala fez muito pelo jornalismo. E agora descansa em paz.



Assuntos Relacionados